sexta-feira, 22 de junho de 2012

The world needs innovation in the form of adaptation to global warming

As time goes by, more and more public policy makers are convinced that Adaptation to the Climate Change should be a priority at least as important as Mitigation. In truth, in a condition of coeteris paribus, as much a country has a per capita emission of carbon dioxide greater than the world per capita emission, as much it should be concerned with Mitigation. On the other side, as much under the world per capita is a country's emission, as more it should give priority to Adaptation.

But, to be effective, most of the effort to Adaptation should be looked upon as an Innovation. One develops a new production method in a lab, but it is of no good if, as innovation, it is not applied in the production. And so on....

Let's see Adaptation, for instance, in the field of agricultural production. A new procedure developed, better for the new climates, it is of no good if it is not, as innovation, applied in the field; the development of a new grain, better for the new higher temperatures, it is of no good if, as an Innovation, if it is not largely introduced to be cultivated. And so on...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jeremoabo dá passos para a Adaptação ao Aquecimento Global


A mais de 100 km ao Sul da Cachoeira de Paulo Afonso está o município baiano de Jeremoabo. Em pleno sertão, a Oeste do estado de Sergipe. Ou seja, olhando para um mapa político do Brasil, está bem por trás de Sergipe. Para os climatologistas, o clima é As na classificação climática de Köppen-Geiger. Como todo sertão, Jeremoabo é, para os não climatologistas, simplesmente seco.
De lá partiram as expedições militares em destino ao Vaza Barris, que visavam acabar com o sonho da cidade santuário de Canudos, e terminaram por fazê-lo. De lá partiram tanto as derrotadas e como a última, vitoriosa, e, por isto última, que tomou a cidade, inicialmente com milhares de almas, num episódio final descrito por Euclides da Cunha:

Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam ruivosamente 5.000 soldados.

Jeremoabo se distingue, também, por lá ter sido, décadas depois, enterrado Corisco, lider de bando cangaceiro que, rivalizando com o de Lampião, aterrorisava o sertão. É uma cidade desconhecida do brasileiro médio de fora do estado da Bahia, mas é vinculada a episódios notáveis das primeiras décadas da vida republicana do Brasil.
Seus típicos habitantes não viram muitas mudanças para melhor através das décadas de Brasil que se passaram: os “cinquenta anos em cinco”, da segunda metade dos anos 50 em que o Brasil deu um salto na direção da industrialização; o “milagre brasileiro”, dos anos 70, em que o Brasil cresceu seu produto por volta de 10% ao ano; a “década perdida” dos anos 80; a celebrada entrada de mau jeito na Globalização, nos anos 90, que o Brasil a terminar por voltar a ter apenas 15% de produto industrial em seu produto nacional. Os camponeses de Jeremoabo continuavam lá, vendo o tempo passar em outro rítmo.

Mas houve uma nítida recente mudança na questão da educação. Pelo menos do ponto de vista quantitativo (A questão qualitativa, um desastre brasileiro, não é particular a Jeremoabo. É um grave problema, mas é brasileiro). Hoje, dos quase 40 mil habitantes do município, mais de 8.000 atendem ao ensino fundamental. E mais de 1.400 frequentam o ensino médio gratuito em escola pública (IBGE, 2012). E muitas famílias camponesas estão hoje com um bom padrão alimentar como resultado de recentes ações de convivência com a seca, que constituem, então, um primeiro estágio de Adaptação ao Aquecimento Global.

Espera-se que a Rio+20 faça prover recursos para a adaptação nas regiões equatoriais a exemplo do que ocorre em Jeremoabo. Estas regiões abrigam áreas semi-áridas e até áridas, que cobrem 3/4 da área do Nordeste brasileiro. Nelas se encontra uma expressiva parcela da população humana carente dos mais básicos recursos, carência alimentada pelo círculo vicioso da pobreza. A necessidade de programas de educação que elevem o piso educacional ao ciclo médio bem feito é uma marca comum destas áreas em todo o mundo. A situação se repete na África, agravada pelo efeito histórico da drenagem de recursos, quer diretamente, pelo pagamento de minérios a preços vis, quer indiretamente, pelos impostos impostos pelos países centrais à importação seus de produtos agrícolas.  Espera-se que a sustentabilidade da Rio+20 seja reconhecida como tendo por pilar a oferta de educação onde hoje ela faz falta, tornando-a, nestes casos, o mais crucial ingrediente da Adaptação ao Aquecimento Global. E que dela resulte o estímulo ao desenho e implementação de medidas para a necessária melhora qualitativa.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Americans and Adaptation to Climate Change


Americans are seen as not being interested in diminishing their footprint of carbon dioxide. Thinking of any people as being monolithic is a great mistake. Many American citizens have changed their way of lives to decrease the carbon dioxide emission. Many cities are already contributing to decrease the emission of this gas by means of a strict legislation about motor vehicle emission, even though the central government has not signed the Kyoto protocol. But if the mitigation is not a concern for the majority of citizens neither to all instances of government, they contribute to a world level consciousness about the Global Warming by means of information about the pace of the emission of carbon dioxide by different activities on different countries on the Carbon Dioxide Information Analysis Center - CDIAC and analysis of the contribution of the Global Warming to the Global Climate Change and predictions to near and not near future elaborated by NOOA and other entities. Adaptation to the Global Warming, by its hand, is tackled very seriously by the US Army Corps of Engineers, responsible for investigating, developing and maintaining the nation's water and related environmental resources as can be seen in the USACE CLIMATE CHANGE ADAPTATION PLAN AND REPORT 2011 : “The U.S. Army Corps of Engineers considers the global changes that can result in regional and local impacts, and the design, engineering, and management of responses to those changes, as the major challenges of the 21st century”.

See also:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa
Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fundo Nórdico de Desenvolvimento – NDF


O NDF, está fornecendo apoio financeiro a países em desenvolvimento na área do clima e desenvolvimento, incluindo adaptação às alterações climáticas além de medidas de mitigação.
Adaptação é reconhecida pelo NDF como abrangendo uma ampla gama de projetos para melhorar as capacidades de países para responder a questões relacionadas às mudanças climáticas, tais como a subida do nível do mar, as ameaças aos recursos hídricos, o aumento de eventos extremos como tempestades, inundações e secas, bem como suas consequência para agricultura, a saúde, etc. As medidas de adaptação incluem análise do impacto das alterações climáticas, o planejamento nacional das ações de adaptação, bem como a "proteção contra as intempéries" de setores áreas geográficas escolhidas.
São temas de Projetos financiáveis, relativos à Adaptação ao Aquecimento Global:
a) abastecimento de água e drenagem;
b) gestão de inundações;
c) redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas relacionadas com infra-estrutura através da formação e investimentos;
d) atividades de sensibilização para as questões climáticas;
e) desenvolvimento de políticas na área das alterações climáticas;
f)  desenvolvimento e reforço da base de conhecimento sobre as alterações climáticas, vulnerabilidade e riscos; e
g) investimentos em pesquisa, sistemas de alerta precoce, planos de preparação e resposta a desastres.

Para o biênio 2012-2013, a faixa de financiamento por projeto é entre 2 e 5 milhões de euros. Os países de Lingua Portuguesa elegíveis são Cabo Verde e Moçambique; Os países americanos elegíveis são Bolívia, Honduras e Nicarágua. A gama de assuntos abarcados e sua aplicação a setores  e segmentos geográficos dos países permite que os financiamentos se dirijam a projetos que produzam benéficos efeitos reais, apropriáveis pelos países.
É tempo de lembrar a expansão dos programas de educação ambiental, incluindo a questão do Aquecimento Global e sua mitigação. Mas, conforme recomenda pesquisa sobre Medidas Locais de Adaptação ao Aquecimento Global, realizada na Fundação Joaquim Nabuco - Recife, não deixando de nestes programas dar ênfase à Adaptação ao Aquecimento Global, principalmente para evitar que os mais pobres sofram mais os efeitos, aumentando perversamente a má distribuição da renda. 
Que façam bom proveito.