sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Adaptação ao Aquecimento Global e Energia Solar

A energia solar captada para direta conversão em energia elétrica muitas vezes é pensada como A Salvação.

Paineis solares são realmente uma grande contribuição à fome de energia elétrica do mundo atual. Mas é bom pensar que energia elétrica não resume todas as necessidades da sociedade humana. São uma forma de utilização de energia solar.

Seguramente paines solares são uma forma racional de "telhado". São também uma forma racional, sem maiores custos de oportunidade, quando usados cobrindo espelhos dágua, onde a um só tempo geram energia elétrica enquanto reduzem a perda de água por evaporação.

Mas em todo o mundo há necessidades outras que a energia elétrica em si não satisfaz. Precisa-se de água para dessedentar as populações, para apoiar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar, para fazer funcionar os sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário, etc.

A reservação de água é uma forma insubstituível de satisfazer necessidades que estão temporalmente diferidas das precipitações. E, como bônus, oferecem a co-produção de energia elétrica.

Nas regiões onde geleiras representam uma forma disponibilizada pela natureza para armazenamento de água, na forma de neve e gelo, o degelo libera água para uso a jusante, em meses quando e lugarres onde a precipitação é insuficiente. O Aquecimento vai recuando as geleiras e vai levando a que a precipitação seja cada vez menos acumulada como neve e gelo. A precipitação não retida flui desde o momento que ocorre, chegando mais cedo onde antes chegava após o degelo. Chega em fluxo maior do que o utilizável, chega trazendo problemas de enchentes. Reservatórios devem ir sendo construídos para guardar as precipitações que antes eram guardadas na forma de gelo e neve. E uma vez construídos, a liberação da água, para cotas menores, pode proporcionar a geração de energia elétrica. Quem não tem porque ser perdida.

As Mudanças Climáticas trazidas pelo Aquecimento Global, vão formando novos padrões em que precipitações mais intensas muitas vezes são acompanhadas de uma redução da média das precipitações. A reservação da água torna-se mais necessária, dada a redução da média da precipitação. E torna-se mais necessário o aumento da capacidade de reservação dada a mior irregularidade da precipitação. A Adaptação, neste caso, envolve corrigir a capacidade de reservação para as novas condições. E surgem oportunidade de geração de energia elétrica que não tem por que serem perdidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário