sábado, 31 de outubro de 2020

Adesão de Realeza à real prioridade de Adaptação ao Aquecimento Global

 A aplicação de atenção à Adaptação ao Aquecimento Global está sempre nos discursos, mas. em geral, é minimizada nos orçamentos, face à Mitigação do Aquecimento Global.

Um serviço à Humanidade chamando a que se encare a Adaptação com a responsabilidade devida, em termos de politica pública e de ações é prestado pela The Royal Commission into National Natural Disaster Arrangements sobre os incêndios na Austrália, cujo Relatório Final foi publicado em 28 deste outubro de 2020. 

Com base em estudos climatológicos o Relatório coloca

Globally, temperatures will continue to rise, and Australia will have more hot days and fewer cool days. Sea levels are also projected to continue to rise. Tropical cyclones are projected to decrease in number, but increase in intensity. Floods and bushfires are expected to become more frequent and more intense. Catastrophic fire conditions may render traditional bushfire prediction models and firefighting techniques less effective

Como o Report bem esclarece, 

the 2019-2020 bushfires were the catalyst for, but not the sole focus of, the inquiry. It also looked at floods, bushfires, earthquakes, storms, cyclones, storm surges, landslides and tsunamis. 

Trata-se não de mais um estudo acadêmico, mas de um realistic report that incorporates a diverse and complex body of evidence, dando pouco espaço para opiniões science denials. Nele se lê, explcitado, que Australia needed "strong adaptation measures" to deal with the impacts of future warming.

Para  os que apreciam a atenção dada a um tema pelo número de vêzes que é citado num documento, note-se que o termo Adaptação, ou expressões relativas como "adaptar a ...", é explicitamente mencionado 105 vezes no documento. Já o termo "mitigação", ou "mitigar", é mencionado 215 vezes. Alguém pode pensar ser realmente um grande progresso o aumento da atenção relativa à Adptação, traduzido por estas duas frequências absolutas. Assim seria se o termo "mitigação" estivesse sendo usado como Mitigar o Aquecimento Global como ação alternativa a Adaptação ao Aquecimento global. Deve-se esclarecer que neste Relatório o termo Mitigar está sendo usado como Mitigar um Efeito do Aquecimento Global, o que é um das formas de Adaptação. Trata-se, portanto, de se ver o conceito  Adaptação ao Aquecimento Global premiado com seu uso de tal modo que não deixa margem para o usalmente dominante conceito de Mitigação do Aquecimento Global.

A mudança no discurso oficial, governamental, abrindo espaço para o reconhecimento da real importância da Adaptação, tem neste citado Relatório seu marco inicial. É um fato compatível com que, como mencionado em 17 de julho de 2019, neste Blog dedicado a Inovação e Adaptação ao Aquecimento Global, "Entramos na Era dos Incêndios Monumentais"

São tão monumentais que empresas de seguro já não mais se interessam por segurar imóveis em certas áreas dos Estados Unidos propensas a incêndios florestais. A extensão dos danos e o risco são grande demais para empresas de seguro. Só o conjunto da sociedade pode arcar com a socialização dos prejuízos.Mas incêndios foram só o catalisador para que se desse o estudo que gerou o Relatório. O problema é mais extenso. Monumental é a magnitude do impacto dos efeitos negativos do Aquecimento Global. Adaptar para reduzir o impacto negativo é inovar para sobreviver, uma função da Adaptação não pensada por Schumpeter.  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário