Em Pernambuco, estado no nordeste da região Nordeste do Brasil duas leis foram promulgadas em 17 de junho de 2010. Uma nominalmente "Institui a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas de Pernambuco, e dá outras providências."
Outra "Institui a Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, e dá outras providências"
A que cita as Mudanças Climáticas foca-se mais como uma política de Mitigação do Aquecimento Global.
Pois a lei que não cita o Aquecimento Global ou seu efeito Mudanças Climáticas, não se descreve como de Adaptação, mas assim o é. É uma política de Adaptação ao Aquecimento Global focando seu insidioso e terrível aspecto da desertificação. Vem numa ótima hora pois, segundo o estudo
BARBIERI, A. F.; CONFALONIERI, U. E. C. (Coords.). Mudanças Climáticas, migrações e saúde: cenários para o Nordeste, 2000-2050. Belo Horizonte: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2010,
Pernambuco, até 2050, deve, se sérias providências não forem tomadas, perder por conta do Aquecimento Global, 65% de suas terras atualmente agricultáveis.
Um desastre, quarenta anos à vista, que adequados esforços de Adaptação podem evitar. Um componente destes esforços certamente é a luta contra a desertificação, a que se destina a Lei 10.491.
.....Adaptation to Global Warming: innovation to survive.....
sexta-feira, 29 de julho de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Adaptação na Colômbia
Adotando a visão realista de que a adaptação ao aquecimento global é imprescindível para a manutenção das condições de vida e até de mera substência em grande área do país, os colombianos decidem estabelecer uma orientação ao processo de adaptação.
Não há, por enquanto, pesquisa tecnológica prevista, para enlarquecer o conhecimento humano sobre novas técnicas de produção adequadas aos novos climas. Mas há, na adequação colombiana, o pleno emprego do conhecimento já existente. Leia mais.
Não há, por enquanto, pesquisa tecnológica prevista, para enlarquecer o conhecimento humano sobre novas técnicas de produção adequadas aos novos climas. Mas há, na adequação colombiana, o pleno emprego do conhecimento já existente. Leia mais.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Exigência de Criação de um Fundo para Ações de Adaptação ao Aquecimento Global é um dos temas da Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra
O evento, ocorrido em Tiquipaya, Bolívia, contou com representantes de diversas partes do mundo, e apontou a necessidade da criação de um instrumento de captação de recursos para ações de adaptação ao Aquecimento Global e de apoio às formas de viver em harmonia com a natureza. Leia mais.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Dissertação ressalta a importância da Adaptação ao Aquecimento Global
A área agrícola terrestre vem sofrendo progressivas ameaças ao longo dos últimos anos, em função do aumento da variabilidade climática. As alterações nos padrões climáticos globais incorrem em limitações aos sistemas agrícolas e, por conseqüência, a produção de alimentos no mundo. Num estudo de caso, este trabalho teve por objetivo verificar evidências de alterações climáticas e seus possíveis impactos sobre a agricultura, além de apontar estratégias adaptativas sob a ótica da inovação tecnológica. Os resultados foram reveladores à medida que atestaram a ocorrência de mudanças climáticas; porém, não pela elevação na temperatura média, mas sim pela maior amplitude térmica. Veja o trabalho completo.
Assinar:
Postagens (Atom)