quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Inovação para Adaptação ao Aquecimento Global: cada vez mais necessária a priorização a seu apoio


Na mais rica nação do mundo, os EEUU, a televisão fala pouco das mudanças climáticas e praticamente deixa de lado as causas antrópicas dessas alterações no clima. Ou seja, a população da nação mais rica do mundo, importante na formação da opinião pública mundial, não tem chance de que venha, em expressão quantitativa, considerar o Aquecimento Global como causado pelas emissões de CO2. O resultado disto é um reforço ao não cumprimento às metas internacionalmente acordadas de redução das emissões. E a perspectiva de que as mudanças climáticas ocorram de forma mais forte do que poderiam ocorrer se as medidas de mitigação adequadas estivessem sendo tomadas.

Para compensar a falha no alcance das metas das medidas de mitigação é importante maior esforço nas medidas de adaptação. Para os países que menos emitem CO2 em termos per capita, como o Brasil, é cada vez mais necessário a priorização das medidas de Adaptação, que aumentem suas resiliências aos efeitos deste fenômeno, sem descuido de sua contribuição às medidas de mitigação.

Na região equatorial onde as temperaturas já são as permanentemente mais altas e a aridez predomina, a Adaptação ao Aquecimento Global pressupõe o desenvolvimento de novos cultivares, bem como correspondentes inovações nas cadeias produtivas a jusante das porteiras das fazendas que produzem os produtos agropecuários. Assim, novos produtos adequados aos novos climas, nessas regiões, resultantes de um esforço de adaptação, podem reduzir os efeitos danosos do Aquecimento Global. Falhas na Adaptação podem, nesta região, tornar inócuo o esforço para a mitigação, o reduzindo a puros efeitos negativos de seus custos.

Os esforços para inovação voltada à Adaptação ao Aquecimento Global são mais eficientes tão maior seja a integração entre países de língua portuguesa e países de lingua espanhola,  pois a ocupação colonial por parte de Portugal e Espanha se deu para a produção de produtos que se desenvolvem bem nas regiões equatoriais. Sofrerão de forma análoga os efeitos. E as soluções serão análogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário