sexta-feira, 28 de março de 2014

Adaptação: o Alasca e suas peculiaridades

A Adaptação ao Aquecimento Global tem suas peculiaridades nas regiões de latitudes extremas, quer na região equatorial, quer nas altas latitudes. O Geofísico Vladimir Romanovsky é citado em

Climate change shifts the earth in Alaska


explicando eixos de Adaptação às Mudanças Climáticas que são prioridade para o Alasca em seu trabalho:

"It's not about telling everyone climate change will be as disastrous so they should stop using gas. It's about being ready for what's coming, preparing engineering and infrastructure solutions for the people that live here."
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Arquitetura: Dois andares de verde como adaptação



 

Chegou o tempo da concepção dos jardins levar em conta a mudança climática. Os jardins muito comumente externos nas casas apresentam-se como espaços para Adaptação ao Aquecimento Global. Nas regiões equatoriais, que podem ser tomadas como as faixas de terra entre mais e menos 15 graus de latitude, a insolação é mais intensa ao longo de todo o ano, chamando soluções de amenização do calor que funcionem durante todo o ano. Nos jardins dois andares de verde é uma solução que contribui também à mitigação.

Em vez de um gramado, árvores de copa rala, ou mantida rala por podas, podem constituir o andar superior, enquanto a grama, conjuntamente com plantas de pequena dimensão podem consituir o andar de baixo.

Esta solução é mais eficiente para reduzir a temperatura na casa do que somente o gramado. E acumula carbono de forma mais marcante