domingo, 25 de maio de 2014

Adaptação nos Países de Língua Portuguesa: Integração para Resiliência ao Aquecimento Global

Os países de língua portuguesa, resultado do processo histórico de expansão ultramar de Portugal, interessado que estava na produção agrícola para venda aos países europeus, além da cachaça e rum para troca por escravos na África: 1- coincidem com áreas dentro da região equatorial (- 15 a + 15 graus de latitude), ou
2 - estão próximos, ou
3 - em geral, têm a maior parte de seus territórios em áreas previstas a terem reduções de pluviosidade, no processo de Mudanças Climáticas.
 
A produção agrícola prevista, no futuro imediato, como prejudicada pelos efeitos do Aquecimento Global, em áreas desses países, para eles importantes, tem similaridades quanto às soluções a serem desenvolvidas e aplicadas.
 
A integração desses países para análise da questão da produção agropecuária, as soluções e suas aplicações se faz racional.
 
Uma análise desta questão foi formulada e apresentada no Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, Moçambique, 2008, onde se defende, de forma implícita, que a Embrapa tenha um papel de liderança neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário