sexta-feira, 13 de junho de 2014

O verdadeiro carro verde

Busca-se freneticamente melhorar o carro elétrico. Mas, há muitos aspectos desfavoráveis ao carro elétrico do ponto de vista de continuar a produzir emissões causadoras do Aquecimento Global. São aspectos que lhes são inerentes, como a produção da imensa bateria e a sua reposição.

Interessante é que o verdadeiro carro verde já é produzido e usado no Brasil. É o carro a álcool. O que produz de emissão de CO2, para a energia que o moviementa  é igual ao que é retirado  do ar de CO2 pela cana de açúcar ao crescer, formando um ciclo que, literalmente, consome apenas energia solar. Igualmente, se o álcool for produzido com as novas tecnologias de chamada "segunda geração", quando é obtido diretamente a partir da celulose, sempre o CO2 emitido pelo motor vai ser absorvido pelo vegetal al repor a dose de celulose.

Alguém pode invocar o baixo consumo de gasolina de carros mistos como o Prius. Pois pense, então, como seria bom para o ambiente um Prius que usasse álcool em vez de gasolina. Teria o problema da bateria, em menor escala, e não teria a emissão líquida de CO2 advinda da queima de combustível fóssil.

Mas, embora o álcool seja o combustível solução para o aquecimento global, ele não é considerado nas estratégias dos países centrais. Por que? Cada um que busque sua explicações.

Até aqui tratou-se de mitigação. Mas todas nossas ações tem um componente de mitigação (contrário a ela) e, adicionalmente, um componente de Adaptação (ou contrário a ela). Assim, um outro ponto a observar é o componente de Adaptação quando se compara carros a álcool versus carros elétricos. O álcool, pelos componentes poluidores das emissões, é menos ofensivo à saúde das pessoas do que as emissões dos combustíveis fósseis emitidos para a produção de energia elétrica. Ou seja, do ponto de vista da Adaptação o carro a álcool é superior ao elétrico.

Uma palavra a mais pode ser dada no que se refere à flexibilidade. Carros elétricos são limitados a álgumas três ou quatro horas de uso. E vai-se tempo para repor a carga das baterias. Os carros a álcool são flexíveis. Podem usar igualmente gasolina, ou qualquer combinação de álcool e gasolina. Pode haver algo mais favorável do que uma solução como o álcool, melhor do ponto de vista
da Mitigação, melhor do ponto de vista da Adaptação e ainda melhor quanto à flexibilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário