segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Uma lição vinda do México: imediato amplo atendimento psicológico pós desastre intenso

Lições devem ser aprendidas. Mas várias condições de necessidade devem ser satisfeitas para que tenham efeito efetivo sobre ações em as lições se aplicam. Devem ser atos percebidos. Devem ser reconhecidas.

O tratamento dispensado no México aos que sofreram consequências do forte terremoto que sacudiu terras mexicanas em 19 de setembro de 2017 teve pontos positivos e pontos negativos. Todos devem ser objeto de análise para que no futuro se possa ser ter melhor desempenho nas operações de recuperação pós desastres. Num país medianamente desenvolvido, em termos materiais, como o México, há a grande chance de que faltem recursos materiais, especialmente quando comparado com ocorrências análogas atingindo  países desenvolvidos como o Japão, Mas o  México trouxe, no conjunto de medidas pós desastre adotadas, uma que chama a atenção como exemplo de bom uso dos recursos disponíveis.

É sabido que desastres de grande intensidade e extensão levam a população a situações de traumas psicológicos. É sabido, também, que tão mais tarde venham a ser atendidos os que necessitam de ajuda psicológica, tão mais difícil o tratamento e tão mais tempo se gasta até a recuperação ao estado que possa ser considerado como normal. Pois foi exatamente o pronto atendimento psicológico que chamou a atenção como ponto positivo no México pós terremoto.

A população teve pronta disponibilização de atendimento por psicólogos, havendo atendimentos nos próprios abrigos abertos aos que tiveram suas residências inutilizadas ou sem condição de uso seguro imediato.

Pronto atendimento psicológico a vítimas de desastres de grande intensidade deve ser um item da cesta de intervenções pós-desastre. O Aquecimentod Global traz, como consequência um aumento da frequência dos desastres naturais. Os furações já ocorridos neste 2017 são um exemplo, tendo deixados rastros de destruição. Mas a lição mexicana ocorreu depois do furacão Irma ter deixado seu rastro de destruição na Flórida e tão pouco tempo antes do furacão Maria ter destruido a maioria dos ambientes construídos em várias ilhas caribenhas, onde se incluem colônias de países ricos, que certamente não houve tempo para a inclusão da lição mexicana, o atendimento psicológico generalizado.

É a lição vinda do México, que agora  aguarda ser reconhecida e aplicada.



Outra lição prática:

Rota de fuga ao telhado, uma lição do furacão Harvey


Nenhum comentário:

Postar um comentário