quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Capacidade de Adaptação ao Aquecimento Global e denúncias do sistema prisional

Mundo novo este em que coisas tão distintas quanto a Capacidade de Adaptação ao Aquecimento Global e o sistema prisional de uma nação estão interrelacionadas. Realmente, foge ao instintivo tal relação entre variáveis tão distintas.

Um simples raciocínio estabelece uma primeira forte relação entre estas variáveis. O Aquecimento Global traz enfraquecimento às economias, principalmente às localizadas mais acerca do equador terrestre. A capacidade de Adaptação é uma expressão da capacidade de se contrapor a esses efeitos negativos. Em condições de "tudo o mais constante", uma nação estará mais capacitada a resistir e a se recuperar, tão menor a fração da população que não esteja em plena atividade produtiva.

Entende-se que tão maior a fração de inativos, tão menor a capacidade de Adaptação ao Aquecimento Global. Ora, os presos são inativos, em idade econômicamente ativa. Mesmo quando o sistema prisional os mantém economicamente ativos, o gasto com a prisão é, em geral, menor do que a renda gerada pelo preso. Ainda há, no Brasil, um pagamento à família do apenado, que pode ser maior do que o ganho mensal que tinha, com atividades lícitas, antes de ser preso. Trata-se de uma relação de artimética econômica, que mostra maiores custos do estado, financiado pelos contribuintes.

Outros acréscimos  de motivos para menor capacidade de Adaptação podem seguir natureza idêntica. Obviamente, tão maior a fração de indivíduos mantida, tão mais elevados os gastos com a polícia. E tão mais elevados os gastos com o sistema judicial.

Há outros elos de ligação entre a magnitude da fração da população aprisionada e a capacidade de Adaptação ao Aquecimento Global.  Um elo fundamental é a relação entre segurança e capacidade produtiva social. Tão mais elevado o nível de segurança, tão maior a capacidade produtiva de uma mesma dada população livre economicamente ativa. Uma população estressada pela insegurança tem menor capacidade produtiva e, compreende-se, menor capacidade de adaptação.

Enfim, não precisa uma análise exaustiva. Se em sua nação há previsão de aumento da população aprisionada maior do que o aumento previsto da população total, há uma declaração de que a segurança vai piorar. Isto num mundo em que o clima vai mudando para ser menos amigável deve ser motivo para preocupação. Cuide-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário