domingo, 19 de janeiro de 2020

Prevenção de mortes em flash floods



A atmosfera e os oceanos vem estando cada vez mais quentes. É resultado do Aquecimento Global e consequentes Mudanças Climáticas. Oceanos mais quentes aumentam a evaporação e atmosfera mais quente passa a poder reter mais água na forma de vapor. A água sobe da superfície das águas acumuladas em fluxo tão mais intenso quanto mais alta a temperatura. Os ventos também favorecem a maior fluxo de água na forma de vapor se formar e se incorporar à atmosfera. E temperaturas mais altas favorecem a ventos mais fortes. O ritmo de volta à superfície da Terra das águas evaporadas é diferente do ritmo de evaporação. Mais vapor de água na atmosfera leva as chuvadas a se tornarem em média mais intensas. E extremas intensidades de precipitação vão se tornando mais frequentes. Cada vez mais no deparamos com notícias de enchentes que pegam de surpresa motoristas em áreas onde as águas vão subindo e os carros são arrastados pela correnteza. Dependendo de para onde são levados esses carros o risco de morte pode ser alto. E, de fato, parte das mortes que ocorrem em carros arrastados poderiam ter sido evitadas se os motoristas tivessem conhecimento de como agir quando presos numa área onde a água de uma enchente vai subindo depois do motor do carro haver parado.

Os especialistas em salvamento recomendam que quando a água passa algo como um palmo acima do limite inferior da porta do carro e a água continua subindo, deve-se abrir uma porta do carro enquanto é tempo de evitar que flutue. A água entra no carro, produzindo danos no seu interior, mas o veículo torna-se aderente ao solo, podendo ser arrastado só em condições extremadas de alta velocidade das águas, que em geral não se verificam. São levados os que flutuam e, em geral, ficam fixos os que estão apoiados no solo.

A difusão maciça da informação aos motoristas sobre como proceder em caso de  ser surpreendido com uma enchente certamente é uma ação benéfica (Veja ABCNews, AutoSerra, Exame,  G1, Life Lanes, LifeLink, Motorpasión, Procar) Mas pode-se ir mais adiante como medida preventiva. Não se deve perder a oportunidade da formação de motoristas sem que sejam instruídos sobre como proceder numa emergência destas. É conveniente que a formação dos motoristas, para obtenção da carteira de motorista, inclua instruções sobre como proceder em caso de enchentes que rapidamente envolvam seus veículos. Mesmo que nas cidades onde moram não haja áreas onde  possam haver flash floods deve-se reconhecer que as carteiras são de validade nacional, o que lhes permite dirigir veículos em áreas de outras conformações topográficas e urbanas, onde traiçoeiras enchentes locais podem por em perigo vidas que estejam em veículos sob suas direções.


Inovação  e  Adaptação  ao  Aquecimento  Global
.....Adaptation to Global Warming: innovation to survive.....

Iniciado em 9 de fevereiro de 2011
representa um ato voluntário de seus responsáveis
como contribuição a que a Adaptação seja leva a sério,
 visando minoração dos efeitos negativos das 
Mudanças Climáticas, principalmente sobre os menos
 favorecidos, coincidentemente sobre quem, em geral,
recaem os efeitos negativos desta mudança antropogênica, 
gerada principalmente pelo processo de desenvolvimento dos
 povos mais ricos.

Se concorda com esta postagem sugerimos contribuir a seus
 objetivos divulgando-a. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Crise climática provavelmente aumentará mortes violentas de jovens


O The Guardian traz artigo sobre uma interessante relação de efeito das Mudanças Climáticas, precisamente sobre o provável aumento do índice de mortes violentas de jovens: “Climate crisis likely to increase violent deaths of young people”.


O artigo foca o efeito do aumento da temperatura sobre o comportamento das pessoas, arguindo que este efeito causa na resposta masculina dos jovens ao aumento da temperatura exposição de forma mais marcante do que o resto da população a situações de risco de morte por acidentes veiculares, violência, suicídios e afogamento. Procura chamar a atenção à formulação de Políticas Públicas que amenizem a questão levantada:

We need to respond to this threat with better preparedness in terms of emergency services, social support and health warnings.” (CARRINGTON, 2020)


A incidência de acidentes veiculares aumenta com a temperatura, tanto por mudança na condição de direção dos veículos, como pelo uso mais intenso de veículos para viagens. Os jovens são mais reativos, em termos destas citadas variáveis, relativamente ao aumento da temperatura.

Eles, os jovens masculinos, aumentam mais a ingestão de bebidas alcoólicas, concorrendo a aumento dos fatores acima citados, relacionados a aumento da mortalidade.

Ao focar efeitos diretos do aumento da temperatura sobre o comportamento dos indivíduos o artigo merece uma complementação chamando a atenção a efeitos de outros aspectos das Mudanças Climáticas temporalmente associadas ao aumento da temperatura. Pode-se mencionar a subida dos mares e o aumento das ocorrências climáticas extremas. Induzem migrações e os jovens são mais chamados a migrar, principalmente os jovens masculinos. Assim, pelo menos, se dá em relação a movimentos migratórios por expulsão, como é o caso dos acima citados. Os migrantes são atualmente, mais expostos à morte violenta, como os que vão transformando o Mediterrâneo num devorador de vida de migrantes que fogem de condições sub-humanas na África e algumas áreas da Ásia.

Ao se agregar à análise elementos que extrapolam o foco do artigo original sob comentário, se vê ser o problema do aumento da mortalidade dos jovens, associado à Mudanças Climáticas, ainda mais sério e grave do que o artigo original aponta. Clama,então, mais fortemente por Políticas Públicas que se contraponham ao efeito comentado.



CARRINGTON, Damian. Climate crisis likely to increase violent deaths of young people – report. Em: The Guardian. Londres, 13 jan., 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2020/jan/13/climate-crisis-likely-to-increase-violent-deaths-of-young-people-report. Acesso em 15 jan., 2020.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Neve artificial em Moscou, um exemplo de Adaptação



Um extremado exemplo de Adaptação ao Aquecimento Global vem com a inusitada temperatura de Moscou neste tempo de festas natalinas. Bem acima de zero graus centígrados. Sem neve, como esperado. Fez surgir e que fosse implementada a idéia de reparar a falta da neve com neve artificial. E assim, algumas ruas centrais puderam  contar com a novidade. 

Não estava a neve artificial, entre o numeroso rol das Adaptações listadas, realizadas e imaginadas, até então.


BBC. Moscow brings in artifical snow for New Year in mild winter. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-50945383.  Acesso em 02 jan., 2020.