quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Crise climática provavelmente aumentará mortes violentas de jovens


O The Guardian traz artigo sobre uma interessante relação de efeito das Mudanças Climáticas, precisamente sobre o provável aumento do índice de mortes violentas de jovens: “Climate crisis likely to increase violent deaths of young people”.


O artigo foca o efeito do aumento da temperatura sobre o comportamento das pessoas, arguindo que este efeito causa na resposta masculina dos jovens ao aumento da temperatura exposição de forma mais marcante do que o resto da população a situações de risco de morte por acidentes veiculares, violência, suicídios e afogamento. Procura chamar a atenção à formulação de Políticas Públicas que amenizem a questão levantada:

We need to respond to this threat with better preparedness in terms of emergency services, social support and health warnings.” (CARRINGTON, 2020)


A incidência de acidentes veiculares aumenta com a temperatura, tanto por mudança na condição de direção dos veículos, como pelo uso mais intenso de veículos para viagens. Os jovens são mais reativos, em termos destas citadas variáveis, relativamente ao aumento da temperatura.

Eles, os jovens masculinos, aumentam mais a ingestão de bebidas alcoólicas, concorrendo a aumento dos fatores acima citados, relacionados a aumento da mortalidade.

Ao focar efeitos diretos do aumento da temperatura sobre o comportamento dos indivíduos o artigo merece uma complementação chamando a atenção a efeitos de outros aspectos das Mudanças Climáticas temporalmente associadas ao aumento da temperatura. Pode-se mencionar a subida dos mares e o aumento das ocorrências climáticas extremas. Induzem migrações e os jovens são mais chamados a migrar, principalmente os jovens masculinos. Assim, pelo menos, se dá em relação a movimentos migratórios por expulsão, como é o caso dos acima citados. Os migrantes são atualmente, mais expostos à morte violenta, como os que vão transformando o Mediterrâneo num devorador de vida de migrantes que fogem de condições sub-humanas na África e algumas áreas da Ásia.

Ao se agregar à análise elementos que extrapolam o foco do artigo original sob comentário, se vê ser o problema do aumento da mortalidade dos jovens, associado à Mudanças Climáticas, ainda mais sério e grave do que o artigo original aponta. Clama,então, mais fortemente por Políticas Públicas que se contraponham ao efeito comentado.



CARRINGTON, Damian. Climate crisis likely to increase violent deaths of young people – report. Em: The Guardian. Londres, 13 jan., 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2020/jan/13/climate-crisis-likely-to-increase-violent-deaths-of-young-people-report. Acesso em 15 jan., 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário