quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Água e mudanças climáticas: tecnologias sociais e ação comunitária


As mudanças climáticas vêm trazendo crescentes transtornos para comunidades pobres, as mais vulneráveis aos efeitos dos desequilíbrios climáticos, como secas prolongadas, precipitações extremas que causam enchentes caudalosas, quebra de safras por estiagem ou inundações.

A Adaptação ao Aquecimento Global e às mudanças climáticas decorrentes é uma situação nova que, como tal, exigirá novas políticas sociais, urbanas e rurais, mais adequadas ao bom uso da natureza.

Um livro sugere caminhos de adotação de tecnologia social (TS) para enfrentar a carência de águas e as ameaças do clima. Apresenta formas que as lideranças locais (prefeito, diretores e líderes de cooperativas e de entidades sociais) podem empregar para mobilizar a comunidade a potencializar seus recursos e procurar buscar fora o que lhe falta.

O livro mostra TSs relevantes para adaptação à mudanças climáticas, bem como condições de proteger ou recuperar ribeirões, rios e lagos. “Todas elas já estão sendo aplicadas em diversas partes do Brasil com resultados positivos”(p.29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário