quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

The US are increasing the tools of adaptation to global warming effects

The US are increasing the tools of adaptation to global warming effects. As The New York Times brings [National Briefing | West, California: NASA Aids Drought War, Feb 25, 2014],
NASA scientists have begun deploying satellites and technology based on information they capture to help California water officials assess the state’s 2013-14 record drought and better manage it, by giving them information about the snowpack and groundwater levels and by predicting storms. They are also embarking on projects that use satellite images to help measure the number of fields farmers have chosen not to plant and where, as a many times almost not noticeable effect, land is sinking because of excessive groundwater pumping.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Preparando-se para a seca

As previsões do INPE para o Nordeste, para as próximas décadas, são de expansão da área sujeita a secas e de aumento da intensidade destas. É importante, portanto, que se esteja preparado para a seca. Saúda-se, então uma nova obra relacionada à questão do estar preparado para a seca na área semi-árida. É comentada em por João Suassuna no portal REMA Brasil, relacionando itens adicionais não contemplados na nova obra, tais como a palma. Este blog tem uma de suas postagens exatamente sobre a questão da palma em

Palmas para o Semiárido: mais Adaptação ao Aquecimento Global,

que com capins adaptados ao nosso semiárido permite a criação de animais, de pequeno e até grande porte nas áreas "perdidas", onde o solo é raso e abaixo dele se tem rochas.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O verde na habitação

O verde é um grande instrumento de adaptação nas habitações, principalmente nas casas.

Os componentes de uma casa podem ser vistos quanto às suas situações face à Adaptação.

Calçadas
Se as calçadas são de cimento, acimentadas, ou do gênero, vão absorver a energia solar que sobre elas incida e vão se aquecer. E vão esquentar o ar. A calçada aí em frente é gramada. Calçadas gramadas contribuem a menor conversão da energia solar em calor. Se a Prefeitura exige calçadas cimentadas ou análogo, que fazer? Tentar mudar a legislação. A exigência de calçadas pavimentadas faz sentido quando o tráfego humano é tão intenso que destruiria o gramado. Mas quando não?

Muros
Muros cobertos com heras dão um bom aspecto. Concorrem para expandir a áea verde e, assim, o efeito calmante. Principalmente, do ponto de vista térmico, concorrem para redução de temperatura. As heras são um conveniente instrumento de adaptação aos novos climas mais quentes.

Portões
Um arco verde sobre um portão vale mais do que pelo seu aspecto estético. Permite àquele que se anuncia estar na sombra até ser atendido. Ou de estar na sombra na última conversa com alguém que vai saindo.

Na casa à mostra a calçada é gramada, os muros são cobertos com heras, o portão é encimado por um arco constituído por trepadeira. Além de contribuir a menor temperatura, o verde contribui ao bem estar.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Los pingüinos del Sür y el calentamiento global

Algo así como pequeños seres humanos, listos para una fiesta. Tales son los curiosos pingüinos. Extrañas aves que no vuelan. Sin plumas. Caminan como borrachos. Nadan muy bien.
Necesitan de apoyo en tierra firme para su reproducción.
Los pengüinos de Argentina y Chile no siguen, hasta ahora, un proceso saludable de adaptación a los cambios climáticos. Los de Argentina, con lo cambio climatico tienen que nadar mas de 80 km desde la captura de peces hasta los nidos. Además, los pampas han sido objeto de un incremento de las borrascas, que molestan los infantes pingüinos, inundando sus nidos.
Algunos jovenes, empiezam a establecer sus nidos mas al norte, donde están ahora los peces que pescan. Pero así se quedan en la area de los mas temibles predadores - los hombres.
La población de pingüinos, por una y otra razón, sigue decreciendo.
Esperamos que los hombres muestran una mayor capacidad de adaptación.