quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O verde na habitação

O verde é um grande instrumento de adaptação nas habitações, principalmente nas casas.

Os componentes de uma casa podem ser vistos quanto às suas situações face à Adaptação.

Calçadas
Se as calçadas são de cimento, acimentadas, ou do gênero, vão absorver a energia solar que sobre elas incida e vão se aquecer. E vão esquentar o ar. A calçada aí em frente é gramada. Calçadas gramadas contribuem a menor conversão da energia solar em calor. Se a Prefeitura exige calçadas cimentadas ou análogo, que fazer? Tentar mudar a legislação. A exigência de calçadas pavimentadas faz sentido quando o tráfego humano é tão intenso que destruiria o gramado. Mas quando não?

Muros
Muros cobertos com heras dão um bom aspecto. Concorrem para expandir a áea verde e, assim, o efeito calmante. Principalmente, do ponto de vista térmico, concorrem para redução de temperatura. As heras são um conveniente instrumento de adaptação aos novos climas mais quentes.

Portões
Um arco verde sobre um portão vale mais do que pelo seu aspecto estético. Permite àquele que se anuncia estar na sombra até ser atendido. Ou de estar na sombra na última conversa com alguém que vai saindo.

Na casa à mostra a calçada é gramada, os muros são cobertos com heras, o portão é encimado por um arco constituído por trepadeira. Além de contribuir a menor temperatura, o verde contribui ao bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário