quinta-feira, 23 de julho de 2015

Arquitetura e Adaptação ao Aquecimento Global: arejamento de ambientes

Soluções arquitetônicas para locais úmidos cuja temperatura seja usualmente quente e nunca esteja desconfortavelmente baixa requerem a mais ampla possível aeração. Na habitação com sala apresentada na figura abaixo, além das oportunidades de aeração exploradas ao nível das janelas e portas, com suas amplas venezianas, também o teto foi construído de modo a contribuir com mais ampla circulação de ar.

O teto inclinado a 25%, é constituido de uma laje sobre a qual se apoiam as telhas, poupando o madeirame para suporte delas.  As paredes laterais são vazadas nos seus pontos mais altos. Vê-se, na figuara, os travessões de madeira que sustentam a estrutura externa (não visível, pois se trata de uma foto do interior), a qual prolonga para fora a parte mais alta do telhado, evitando que a água da chuva, ou respingos, penetrem na sala.

A abertura superior das paredes permite uma aeração adicional ao coletar o vento que incida em um lado da sala, estabelecendo uma corrente de ar que sai pelo lado oposto. A corrente de ar ao nível estabelecida contribui a movimentar o ar dentro sala.  A sala tem seu eixo principal na direção leste-oeste.

Os ventos, onde o imóvel está localizado, sopram geralmente no sentido sul-norte, na direção do eixo menor da lada, exatamente no eixo formado pelas duas aberturas. No momento, às 06h33 horário de Brasília, está apresentando 11 km/h e sopra, todavia, ESE. Mesmo assim há uma contribuição à aeração da sala sendo dada por estas aberturas na parte mais alta do teto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário