quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O Cientista da Radiação e Inovador da Aviação Samuel Pierpont Langley merece maior destaque

O Cientista da Radiação e Inovador da Aviação Samuel Pierpont Langley merece maior destaque


Esta postagem aparece simultaneamente nos Blogs “Inovação e Adaptação ao Aquecimento Global” e “Santos Dumont Inovador e Inventor”. Isto acontece porque Langley deu contribuições seminais em ambas as áreas;

- a sua principal área de trabalho científico, radiação, básica na
  compreensão do fenômeno Aquecimento Global; e 

- sua área de pura inovação, a aviação.
A vida na Terra depende da dose de radiação solar recebida. Se diminuir sensivelmente o gelo toma conta de tudo. Se aumentar de forma pronunciada, viramos um Marte maior. E foi na crucial radiação que Langley deu sua contribuição na sua área de trabalho científico. Desenvolveu um aparelho para medir radiação e, como inovação bem sucedida o usou e o viu ser usado pelo mundo afora. O próprio bolômetro, que criou para medir radiação, foi aperfeiçoado por ele mesmo de modo a funcionar autonomamente, acumulando informação. Produziu uma revolução na medição de radiação, esta variável fundamental para entendimento do clima da Terra e de suas mudanças e para a construção de meios de Adaptação ao Aquecimento Global. Afinal, o controle de radiação é importante para controle de temperatura em ambientes construidos e em ambientes abertos ensombrados. Em seus trabalhos científicos ele foi além das necessidades de conhecimento para a sua época. Mediu até a radicação refletida pela lua. Seu bolômetro media variações de centésimos de milésimos de grau centígrado ( 1 ).

Ambientes contruídos climatizados são cada vez mais importantes para salvar vidas nas ondas de calor que cada vez mais se fazem presentes ( 2 ), com maior intensidade e extensão temporal e geográfica nas latitudes médias. E vão abrigando cada vez mais um maior percentual de homens x horas do aparelho produtivo mundial, como forma de manter a produtividade que de outra forma seria rebaixada pela perda de eficiência das pessoas.

Ambientes abertos parcialmente ensombrados são uma Adaptação em termos agrícolas, reduzindo a temperatura de modo a mantê-la dentro de determinados limites máximos de temperatura e mínimos de insolação diária, para cultivos que toleram este caminho de Adaptação. Para tudo isto, ambientes construídos climatizados e ambientes abertos ensombrados, as questões de radiação são fundamentais.

A aviação, por outro lado deve a Langley parte de seu desenvolvimento. Como obra coletiva, o desenvolvimento da aviação tem destaque no primeiro vôo autosustentado de objeto mais pesado que o ar, manufaturado pelo Homem. Foi Langley que desenvolveu um “aerodromo”, como ele chamava, com natureza de um drone, ou seja, não tripulado, que vôou de forma autosustentada. Em 1902 um drone de sua autoria vôou mais de três quilômetros. Embora tenha sido lançado de uma catapulta, não há dúvida de que qualquer energia adicional que a catapulta tenha transferida ao drone não garantiria seu vôo de três quilômetros, em velocidade e alturas razoavelmente constantes, não fosse um objeto de vôo autosustentado. A energia acumulada ou o seria na forma de energia potencial, representada pela altura da trajetória, ou por energia cinética, representada pela velocidade de deslocamento. Não houve sinais de perda de energia acumulada durante o vôo.

O motor era a movido a vapor. A relação potência peso era suficiente para o vôo não tripulado. A passagem para vôo tripulado demandava um aumento de escala do aerodromo e um aumento da relação potência-peso do motor de forma a dar espaço à carga na forma do tripulante.

O drone fora feito aplicando leis de aerodinâmica já estabelecidas. As mesmas leis seriam aplicadas ao aparato em plena escala. Mas houve uma importante mudança. A fonte de energia mecânica para a propulsão própria do aerodromo seria um motor à explosão, movido por gasolina. E a concepção deste motor gerou uma contribuição importante para o desenvolvimento da aviação anteriormente ao emprego generalizado de turbinas. O motor radial, com pistões, concebido era capaz de proporcionar um alto coeficiente de potẽncia-peso. E tornou-se a concepção de motor mandatória na aviação das primeiras décadas do século XX, tendo como ápice o motor Pratt & Whitney R4360 que desenvolvia mais de 3000 HP. Até o tempo do uso predominante nos caças Focke-Wulf Fw 190 e bombardeiros B29 da II Guerra Mundial, dos Douglas DC7 e dos Constelations, da aviação civil, mesmo no início dos anos 1950, os motores radiais imperaram. Só os Electra americanos e os Viscount europeus, de meados do século XX, com suas turbinas como fonte de energia mecânica para suas hélices, derrubaram a supremacia dos motores radiais. O legado de Langley dominou os ares, contribuindo substancialmente ao desenvolvimento da aviação..

Nenhum comentário:

Postar um comentário