sábado, 28 de março de 2020

Covid-19 e Adaptação a crises: contribuição para o Problema do Desajuste Fiscal?




Tempos do Novo Coronavirus. Nações de orçamento fiscal equilibrado se desequilibram com a inesperada redução das receitas orçamentárias previstas e simultâneo aumento de despesas. Nada a ver com o Aquecimento Global?. É uma prévia dramatizada e de tendência a desgaste de equilíbrio orçamentário, com eventos extremos, lentamente insidiosos uns, como as secas, ou altamente concentrados no tempo, como furacões em escala 5, que vão se fazendo presentes de forma mais intensa. Cabe analisar o atual problema à luz, particularmente, de um recurso que se tornou subitamente escasso. Nesta hora a restrita oferta de pessoal de área médica em alguns países recebe uma generosa e candente oferta: Voltar ao trabalho por motivos humanitários.

O apelo toca ao coração. Mas algumas perguntas sempre podem ser feitas. Os aposentados são exatamente os da área de maior risco, não necessariamente de contrair a doença, mas de sucumbir a ela caso a contraiam?
Há adequado material de proteção para os que voltam ao trabalho? Se não, é convite para apressar a ida para o além.
De quanto se reduz o déficit fiscal quando um aposentado sucumbe? Se solteiro ou viúvo, a contribuição que da à redução do déficit fiscal é a inteira aposentadoria de que fica aliviado o orçamento fiscal. Se deixa meeira, há sempre uma sensivel redução na despesa mensal orçamentária.

Cabe algumas perguntas mais para uma resposta imediata. Os bretões, anteriores à chegada dos cristianismo, fariam isso? Os romanos, anteriores à conversão ao cristianismo fariam isso?

Cada episódio de desequilíbrio orçamentário trazido por reação a eventos extremos oriundos das Mudanças Climáticas trará uma ou mais soluções para alívio das contas públicas, cada uma delas com diferentes implicações éticas e morais. Os povos mais primitivos sacrificavam jovens promissores e cheios de vida para acalmar os deuses. Há atuais que estão sacrificando, no desequilíbrio agudizado pela Pandemia do Novo Coronavirus, velhos membros do corpo de saúde. Não acalma os deuses, mas ameniza o desequilíbrio orçamentário. É racional, mas retoma horrores éticos e morais que o mundo, passada a assim chamada Segunda Guerra Mundial, pensava nunca mais voltaria a ver.  

2 comentários:

  1. O pensamento mais parecido na epoca de hoje e' menos se olhar para os padroes ou quem deles assim procede.E so se constroi o dia de hoje , a cada dia ! e sem olhar para o dia de ontem

    ResponderExcluir
  2. O pensamento mais parecido na epoca de hoje e' menos se olhar para os padroes ou quem deles assim procede.E so se constroi o dia de hoje , a cada dia ! e sem olhar para o dia de ontem

    ResponderExcluir