quinta-feira, 19 de março de 2020

Boa safra prevista no Nordeste Brasileiro. Este ano.

Boa safra prevista no Nordeste Brasileiro. Este ano.

O interior do Nordeste Brasileiro, fora da mediação climática das águas oceânicas é conhecido por sua condição de exposição a grandes secas, repartidas de forma irregular entre glebas até vizinhas. Chove lá, seca cá.

A experiência da vida humana na região formou um marco útil para previsão da safra anual. É o dia de hoje, 19 de março, dia de São José, na agenda dos católicos. Nesta região, no local onde desde o início do ano não chover até 19 de março, está configurado, na visão popular do homem do semiárido nordestino, o desastre da seca. É preciso tomar as providências para um ano sem chuva. Ou, se for o caso, de um ano a mais sem chuva.

Para 2020 previsível estava um bom momento, já em janeiro, para atividades agrícolas, principalmente as de muito curto ciclo.  A Zona de Convergência Intertropical, não decepcionou, já derramou, a esta altura dos acontecimentos, records históricos de precipitação em municípios da região. A variação espacial das precipitações pode ser percebida pelo que ocorreu no estado de Pernambuco entre 9h de ontem, dia 18 e 9h de hoje, o dia marco, 19 de março. O estado de Pernambuco em sua porção continental (a ilha oceânica Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco)  é dividido em 4 mesoregiões geográficas. Na mesoregião Mata Pernanbucana as 28 estações que mediram a chuva neste período apresentaram uma média de 18,4mm. O desvio padrão, substancialmente maior do que a média, foi 26,7mm, o que denota a forte desigualdade na distribuição, que se estendeu entre 0mm, em 6 estações, e 127,5mm em uma estação.

Os habitantes do semiárido, que festejam a chuva deste 2020, devem estar atentos a que a previsão para o futuro é redução da média das chuvas, com aumento das variabilidades temporal e geográfica. Devem levar em contar em suas decisões, que haverá outros dias de São José a celebrar com boa safra à vista e persistirão e até aumentarão a frequência dos dias de São José a celebrar lamentando a falta de condições de plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário