sexta-feira, 1 de junho de 2012

Fundo Nórdico de Desenvolvimento – NDF


O NDF, está fornecendo apoio financeiro a países em desenvolvimento na área do clima e desenvolvimento, incluindo adaptação às alterações climáticas além de medidas de mitigação.
Adaptação é reconhecida pelo NDF como abrangendo uma ampla gama de projetos para melhorar as capacidades de países para responder a questões relacionadas às mudanças climáticas, tais como a subida do nível do mar, as ameaças aos recursos hídricos, o aumento de eventos extremos como tempestades, inundações e secas, bem como suas consequência para agricultura, a saúde, etc. As medidas de adaptação incluem análise do impacto das alterações climáticas, o planejamento nacional das ações de adaptação, bem como a "proteção contra as intempéries" de setores áreas geográficas escolhidas.
São temas de Projetos financiáveis, relativos à Adaptação ao Aquecimento Global:
a) abastecimento de água e drenagem;
b) gestão de inundações;
c) redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas relacionadas com infra-estrutura através da formação e investimentos;
d) atividades de sensibilização para as questões climáticas;
e) desenvolvimento de políticas na área das alterações climáticas;
f)  desenvolvimento e reforço da base de conhecimento sobre as alterações climáticas, vulnerabilidade e riscos; e
g) investimentos em pesquisa, sistemas de alerta precoce, planos de preparação e resposta a desastres.

Para o biênio 2012-2013, a faixa de financiamento por projeto é entre 2 e 5 milhões de euros. Os países de Lingua Portuguesa elegíveis são Cabo Verde e Moçambique; Os países americanos elegíveis são Bolívia, Honduras e Nicarágua. A gama de assuntos abarcados e sua aplicação a setores  e segmentos geográficos dos países permite que os financiamentos se dirijam a projetos que produzam benéficos efeitos reais, apropriáveis pelos países.
É tempo de lembrar a expansão dos programas de educação ambiental, incluindo a questão do Aquecimento Global e sua mitigação. Mas, conforme recomenda pesquisa sobre Medidas Locais de Adaptação ao Aquecimento Global, realizada na Fundação Joaquim Nabuco - Recife, não deixando de nestes programas dar ênfase à Adaptação ao Aquecimento Global, principalmente para evitar que os mais pobres sofram mais os efeitos, aumentando perversamente a má distribuição da renda. 
Que façam bom proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário