sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Seria fictício o Aquecimento Global?

A primeira seção do livro

Convivendo com a Seca e Adaptação:
                          realidade e pesquisa

Living with Drought and Adaptation:
                      real life and research

Adriano Batista Dias
Carolina Medeiros
Recife 2014 Fundaj

expõe o resultado da primeira seção de pesquisa sobre "Adaptação ao Aquecimento Global, levada a efeito na Fundação Joaquim Nabuco-Fundaj, expõe o que as instituições de pesquisa agropecuária do Norte/Nordeste do Brasil fazem pela Adptação ao Aquecimento Global e decorrentes Mudanças Climáticas, tal como revelado pelas suas Home Pages e  interpretado pelos autores de "Convivendo com a Seca: realidade e pesquisa".

Esta postagem é a primeira de uma série da segunda seção, que expõe o pensamento desses pequisadores agropecuários. Há nas populações de todos os países, ao que se saiba, minorias, e até, em uns poucos, maioria descrente de que haja Aquecimento Global. Assim, é importante o que pensam as oito centenas de pesquisadores agopecuários do Norte/Nordeste.

A pesquisa lançou um questionários enviado a todos os pesquisadores que os organizadores tenham conseguido e-mail. Foram mais de oitocentos e-mail enviados. Desses, setencentos de setenta receberam os mails, que foram enviados em dois momentos distintos, com a separação de duas semanas. A grande maioria dos pesquisadores agropecuários não conhece a Fundaj, localizada no estado de Pernambuco, pois trabalha na área de Ciências Sociais, enquanto os pesquisadores agropecuários estão espalhados em todo o Norte/Nordeste, uma área mais de cinquenta vezes maior do que a de  Pernambuco. Para maior garantia aos destinatários do questinário de que se tratava de um trabalho sério e não de algo de outa natureza, o questinário foi disponibizado para preenchimento online ou para download no site

Os pesquisadores da Fundaj que estão levando à frente a pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global vista pelos pesquisdores agropecuários do Norte/Nordeste do Brasil, esperavam cerca de trinta respostas, que é um percentual elevado para pesquisas feitas pela internet, quando os  respondentes não estão na mesma empresa que envia os questionários.  Mas o interesse dos pesquisadores agropecuários sobre um assunto tão importante para seus objetos de pesquisa levou ao que fossem recebidas 176 respostas.

A primeira presgunta foi sobre a crença na existência do Aquecimento Global.

Os pesquisadores agropecuários do Norte/Nordeste vêm como importante que haja pesquisas visando adaptação ao Aquecimento Global. Isto se deduz do fato que, dos 176 respondentes ao questionário, a expressa maioria, de 92%, precisamente, acredita que:


há Aquecimento Global
92%
não há Aquecimento Global / não opinaram
8%
total
100%



Na próxima postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário