sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Educação populacional como indicador de potencialidade de Adaptação


A Adaptação ao Aquecimento Global cobre políticas e ações antecipadas, em relação a efeitos observados das Mudanças Climáticas, assim como políticas e ações relativas a reações a efeitos observados. Estas muitas vezes tomam a forma de ações reparativas e de auxílio a atingidos por efeitos de condições extremas, cuja frequência é ampliada como parte das Mudanças Climáticas em curso. 

Para as ações de reação a efeitos observados não há considerações de risco relativo às causas. Mas para ações antecipadas há incerteza e risco. Incerteza pela condição de novo de que um evento pode se cercar, de risco quando se pode calcular a probalidade de ocorrência de um evento de determinadas especificações.
A incerteza e o risco relativo a ações antecipadas levam a fazer sentido dar nelas mais peso a políticas e ações de âmbito geral, benéficas para um conjunto de situações que podem ocorrer. Uma das medidas de âmbito geral é a elevação do nível de educação populacional, especialmente a elevação do percentual de pessoas com ciclo médio de educação completo e, note-se como condição importante, por ser necessária, com boa qualidade. Este, o aspecto da educação, tem a peculiaridade de ter na qualidade importância maior do que na quantidade. 

 
A taxa de resposta aos questionários da pesquisa sobre Adaptação Local ao Aquecimento Global nos municípios das grandes regiões Norte e Nordeste do Brasil, ou seja, a fração que os respondentes representa dos municípios de mesma classe de IDH, revelou-se, segundo a análise das respostas, crescente com o nível de IDH municipal.
A Oficina, através do conhecimento de seus participantes, reconheceu o maior nível de IDH como causa de maior taxa de resposta e como melhor posicionamento para a formulação e adoção de medidas de Adaptação ao Aquecimento Global. Uma medida de Adaptação indireta, portanto.
Destaca-se no IDH o item educação na forma de um índice que, com iguais pesos, compõe com este índice, juntamente com os itens saúde e a renda da população. Na formação do índice de educação, pesam igualmente o índice de alfabetização e um índice do número de anos de escolaridade da população, índice este em que o crucial aspecto qualidade passa ao largo, não sendo sequer mencionado. O índice de alfabetização, por seu turno, tem valor como indicador de cidadania, mas perdeu seu sentido como indicador de potencial econômico. O indicador de potencial econômico passa, no atual estágio de desenvolvimento tecnológico, ao percentual de pessoas adultas com ciclo médio completo de boa qualidade.
A educação populacional é tão importante para o entendimento da necessidade de Adaptação e de compreensão das medidas de Adaptação que mesmo não sendo bem apropriada no IDH, faz deste IDH uma variável associada à potencialidade de adoção de medidas de Adaptação ao Aquecimento Global.








 

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