A Adaptação ao
Aquecimento Global cobre políticas e ações antecipadas, em relação
a efeitos observados das Mudanças Climáticas, assim como políticas
e ações relativas a reações a efeitos observados. Estas muitas
vezes tomam a forma de ações reparativas e de auxílio a atingidos
por efeitos de condições extremas, cuja frequência é ampliada
como parte das Mudanças Climáticas em curso.
Para as ações de reação a efeitos observados não há considerações de risco relativo às causas. Mas para ações antecipadas há incerteza e risco. Incerteza pela condição de novo de que um evento pode se cercar, de risco quando se pode calcular a probalidade de ocorrência de um evento de determinadas especificações.
Para as ações de reação a efeitos observados não há considerações de risco relativo às causas. Mas para ações antecipadas há incerteza e risco. Incerteza pela condição de novo de que um evento pode se cercar, de risco quando se pode calcular a probalidade de ocorrência de um evento de determinadas especificações.
A incerteza e o risco
relativo a ações antecipadas levam a fazer sentido dar nelas mais
peso a políticas e ações de âmbito geral, benéficas para um
conjunto de situações que podem ocorrer. Uma das medidas de âmbito
geral é a elevação do nível de educação populacional,
especialmente a elevação do percentual de pessoas com ciclo médio
de educação completo e, note-se como condição importante, por ser necessária, com boa qualidade. Este, o aspecto da
educação, tem a peculiaridade de ter na qualidade importância
maior do que na quantidade.
A taxa de resposta aos
questionários da pesquisa sobre Adaptação Local ao Aquecimento
Global nos municípios das grandes regiões Norte e Nordeste do
Brasil, ou seja, a fração que os respondentes representa dos
municípios de mesma classe de IDH, revelou-se, segundo a análise
das respostas, crescente com o nível de IDH municipal.
A Oficina, através do
conhecimento de seus participantes, reconheceu o maior nível de IDH
como causa de maior taxa de resposta e como melhor posicionamento
para a formulação e adoção de medidas de Adaptação ao
Aquecimento Global. Uma medida de Adaptação indireta, portanto.
Destaca-se no IDH o
item educação na forma de um índice que, com iguais pesos, compõe
com este índice, juntamente com os itens saúde e a renda da
população. Na formação do índice de educação, pesam igualmente
o índice de alfabetização e um índice do número de anos de
escolaridade da população, índice este em que o crucial aspecto
qualidade passa ao largo, não sendo sequer mencionado. O índice de
alfabetização, por seu turno, tem valor como indicador de
cidadania, mas perdeu seu sentido como indicador de potencial
econômico. O indicador de potencial econômico passa, no atual
estágio de desenvolvimento tecnológico, ao percentual de pessoas adultas com ciclo médio completo de boa qualidade.
A educação
populacional é tão importante para o entendimento da necessidade de
Adaptação e de compreensão das medidas de Adaptação que mesmo
não sendo bem apropriada no IDH, faz deste IDH uma variável
associada à potencialidade de adoção de medidas de Adaptação ao
Aquecimento Global.
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