quinta-feira, 16 de março de 2017

Gado Adaptado ao Semiárido

avanços na direção do desenvolvimento de gado (gado vacum) resistente às condições climáticas que caracterizam as regiões semiáridas.

Para criações de pequenos produtores e de produtores familiares já foi desenvolvida a raça Sindi, de bovinos adequados à pecuária leiteira (TEODORO; VERNEQUE; MARTINEZ, 2012). Trata-se de raça originária dos trópicos paquistaneses, adaptada às condições de áreas semi-áridas, capaz de viver e produzir com aceitável eficiência econômica, pelo menos num primeiro estágio de agravamento das condições locais trazido pelo processo de mudanças climáticas. A raça tem pelagem de cor avermelhada, ideal para as regiões tropicais e sub-tropicais (TEODORO; VERNEQUE; MARTINEZ, 2012); o seu pequeno porte é condutor a melhor aproveitamento por área; tem boa eficiência reprodutiva e principalmente boa capacidade de produção de leite, tanto em quantidade como em qualidade; a sua adaptabilidade às condições adversas de clima e de manejo, principalmente alimentar, nas condições de semiárido, tem sido atributos explorados, no semiárido do Nordeste do Brasil, em cruzamentos com raças taurinas, para a obtenção de animais de pequeno porte, produtivos, resistentes, tais como recomendados para explorações leiteiras típicas da agricultura familiar e da pequena produção, de modo geral.

Gado de maior porte, o Guzerá, por seu turno, vem sendo objeto de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa para torná-lo mais adequado, do ponto de vista econômico, às condições do semiárido, como parte do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite. O programa conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e da Associação de Criadores de Guzerá do Brasil, numa estreita parceria público-privada, que tem envolvido os Ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, Universidades, Empresas estaduais de pesquisa e Centrais de sêmen e transferência de embriões (EMBRAPA,2013 CNPGL). Trata-se de um esforço que gera resultados de Adaptação dirigidos aos grandes criadores.

 [Outros conhecimentos para convivência e adaptação em

Na região equatorial: Convivência com a Seca = Adaptação ao Aquecimento Global]

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário