quinta-feira, 25 de maio de 2017

Clima mais quente, maiores incidências de infecções pós-operatórias




As tecnologias de informação e comunicação permitiram que o custo de obter grandes massas de dados e a elas aplicar métodos estatísticos  sofisticados e complexos fosse rebaixado a uma fração inimaginalvelmente pequena dos custos anteriores a estas novas tecnologias, aliás, já não tão novas. Estudos baseados em dados sobre milhares de indivíduos vão se multiplicando.

O virus do HIV foi descoberto pelo cruzamento de grande massa de dados sobre pacientes. Foi a primeira descoberta, em meados dos anos 80 do século passado, de doença "via computador", viabilizada pelo baixo custo de coleta e tratamento de largas massas de dados. Foi a pouco mais de três décadas atrás.

A utilização de largas massas de dados vem a permitindo estabelecer novas associações. Desta vez entre clima e incidência de infecção pós-operatória. Há um aumento da incidência associada a um aumento da temperatura. É o que traz o New York Times.

Este dado pode ser usado no planejamento do uso dos recursos médicos em uma região, permitindo um melhor planejamento, É um planejamento adaptado ao Aquecimento Global e suas Mudanças Climáticas. 

Referência:

Bakalar, Nicholas. Warmer Weather Brings More Infections After Surgery. The New York Times, May, 23, 2017. Disponível em:
https://www.nytimes.com/2017/05/23/well/warmer-weather-brings-more-infections-after-surgery.html?mabReward=ACTM_TC4&recp=5&action=click&pgtype=Homepage&region=CColumn&module=Recommendation&src=rechp&WT.nav=RecEngineia.
Acesso em: 23, maio. 2917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário