quarta-feira, 31 de maio de 2017

Repetição inesperada de evento extremo encontra Adaptação postergada: otimismo impróprio, falta de prioridade ou ambos


Em 2010 uma situação de evento extremo levou à destruição de cidades no norte do estado de Alagoas e no sul dda zona da mata de do estado de Pernanbuco, Brasil, em áreas estendidas do litoral a uma centena de quilômetros a oeste. O evento produziu efeitos chocantes. A ouvir o que foi prometido à época, ninguém ousaria pensar que o evento seria repetido, mesmo em menor escala. Não que se dividasse de se estar vivendo um momento onde eventos de ocorrência uma vez cada cem anos, tenham passado a ocorrer uma vez cada dez.

Em meio ao sétimo ano de seca no Nordeste se poderia estar certo da maior frequência de eventos extremos (Metade dos reservatórios da região, o semiárido com maior volume mundial de capacidade total dos reservatórios em termos per capita e em termos de proprocionalidade à área de extensão geográfica está com menos de 10% da sua capacidade). Desta vez a seca, atingindo mais da metade da área do Nordeste seria o evento extremo. Mas, um outro evento oposto à seca ocorreria simultaneamente.

Um sistema de alta pressão instalou-se, há poucos dias, no centro e sul da região Nordeste do Brasil. Empurrou nuvens e ar úmido e fez reviver cenas de desastres. Em Pernambuco foram 8 mortes e desabrigados em 24 cidades. Em Alagoas, outro tanto.

A precipitação foi substancialmente menor do que a de sete anos atrás, quando o desastre foi mais brutal. Foi o evento não ter sido tão extremado a razão principal do desastre de 2017 ter sido menor. As providências pensadas para evitar a repetição das perdas humanas e materiais não foram implementadas. Outras prioridades levaram os recursos para outras aplicações. Em sete anos, de sete represas de contenção planejadas para evitar a repetição do desastre, só uma foi construida.

A situação acima comentada envolve dois aspectos a serem destacados, atribuíveis a efeitos do Aquecimento Global. O aumento da frequência de eventos extremos é um. O outro é a presença simultânea lado a lado do ponto de vista territorial e até no mesmo espaço, de eventos extremos contrários. Esta situação é trazida aqui, não para divulgar desastres naturais entre 7 e 10 graus de latitude Sul, mas como exemplo de situação que deve ser considerada na abordadem de planejamento de Adaptação às Mudanças Climáticas


Nenhum comentário:

Postar um comentário