sábado, 3 de fevereiro de 2018

Educação Digital é Adaptação (ao Aquecimento Global)



Educação Digital pode ser pensado como nada tendo a ver com Adaptação ao Aquecimento Global e seus efeitos na forma de Mudanças Climáticas. Mas como medidas de Adaptação há medidas específicas e medidas de âmbito geral. A educação da população é uma importante medida geral, em muitos casos, a mais importante.

A educação digital é um componente hoje indispensável da educação geral. Reforça a eficiência do processo educacional, quando os conhecimentos digitais são usados corretamente em benefício deste processo. A educação básica, por sua vez, é um componente importante do índice de desenvolvimento humano HDI.

Em países onde haja um baixo nível de educação, especialmente um alto nível de analfabetismo, o nível de HDI pode ser usado como um indicador da capacidade de Adaptação. Este foi um resultado encontrado em pesquisa sobre medidas locais de Adaptação ao Aquecimento Global com os municípios do Norte e Nordeste do Brasil:

Recomenda-se aos governos municipais, como uma medida não específica de Adaptação, que maximizem esforços para aumento dos níveis de IDH.

Medidas de Adaptação Local ao Aquecimento Global - Resumo Executivo. Available from: https://www.researchgate.net/publication/319459584_Medidas_de_Adaptacao_Local_ao_Aquecimento_Global_-_Resumo_Executivo [accessed Feb 03 2018].


Os governos municipais devem cuidar da Educação Digital como parte integrante indispensável a um processo de educação atualizado. Ao fazerem isto estabelecem melhores condições para que a população possa participar de processos de escolhas de alternativas de medidas de Adaptação que contemplando as peculiaridades de cada grupo de pessoas e interesses, divida de forma justa os custos assumidos pelo governo municipal e os benefícios auferidos pelos cidadãos e grupos de interesse e melhores condições para que os cidadãos possam contribuir de forma mais proficiente na adoção das medidas escolhidas. Um exemplo de educação digital e sua contribuição a maior eficiência ao processo de educação, em geral, é trazido em matéria do jornal espanhol El Mundo, deste 03 de fevereiro de 2018: Tabletas donde no hay enchufes: la revolución digital llega a la escuela africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário