sexta-feira, 11 de maio de 2018

Desenvolvimento econômico e Adaptação: Informação e Politca Econômica

E compreensiveĺ que o Desenvolvimento Econômico concorra a construir um ambiente mais favorável à Adaptação às Mudanças Climáticas. O Desenvolvimento Econômico está positivamente correlacionado à renda per capita, assim está correlacionado à disponibilidade de recursos para a pesquisa sobre Adaptação, bem como com recursos para assimilação de práticas adotadas em outros países,  bem como positivamente correlacionado com capacidade de adoção, pelos produtores, de praticas produtivas desenvolvidas pela pesquisa nacional ou assimiladas de outras economias. Uma recessão faz cair o produto per capita, dificultando, neste sentido, a Adaptação. O Brasil viu o seu crescimento populacional reduzido a 0,9% ao ano, conforme artigo publicado no prestigioso jornal brasileiro O Estado de São Paulo, tratando de itens negativos entre as notícias relacionadas à atual recessão,  a pior da história republicana brasileira (http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,as-piores-noticias-da-recessao,70001692555). É o primeiro item do artigo, a questão da renda per capita e seu binário,  o crescimento populacional http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/rescimento populacional brasileiro foi de 1,7% (1.7%) entre 2000 e 2010, já tendo se reduzido a 0,8% (0.8%) em 2016. Esta corretíssima a análise do jornal. É fundamental exprimir a queda da renda em termos per capita em vez exprimi-la só em termos de produto total. A queda em termos de produto per capita exprime de forma mais adequada a redução  na capacidade de Adaptação às Mudanças Climáticas, além  de redução na possibilidade de retomar à trajetória prévia de crescimento da renda per capita, esta levada em consideração no artigo do jornal.

A  capacidade de crescimento do produto nacional está relacionada à capacidade de investir. A Formação  Bruta de Capital Fixo - FBCF cai numa recessão, uma queda que simultaneamente é causada pela redução do produto nacional e simultaneamente causa a recessão.  A atual recessão brasileira  se expressa pela queda de  7,3% (7.3%) do PNB, enquanto a  FBCF caiu 20%, como fração do PIB, agravado por ser uma fração menor de um PIB menor.

Em princípio uma retomada representa uma oportunidade de um redirecionamento do aparelho produtivo, inserindo nele uma maior capacidade de Adaptação ao Aquecimento Global. Todavia, a total falta de consideração para com esta questão leva a que seja considerada apenas a relativa perda da capacidade de investimento no futuro imediato, o que pode se traduzir apenas por uma força a mais contrária ao desenvolvimento da capacidade de Adaptação.  

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2011).  Sinopse do Censo Demográfico: 2010/IBGE. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em  http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/. Acesso em 09 mar.2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2017). População brasileira cresce 0,8% e chega a 206 milhões. Disponível em  http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/08/populacao-brasileira-cresce-0-8-e-chega-a-206-milhoes. Acesso em 10 mar. 2017.

            

O  Estado de São Paulo (2017). As piores noticias da recessão. Disponível em http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,as-piores-noticias-da-recessao,70001692555. Acesso em 09 mar. 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário