segunda-feira, 21 de maio de 2018

Could plastic roads help Adaptation to Global Warming?

É, sem dúvida, uma idéia na direção da Adaptação ao Aquecimento Global: uso do plástico na pavimentação. Ao invés de usar um dos componentes mais pesados em que se pode decompor o petróleo, o betume, vem a idéia inovadora do uso do plástico reciclado na forma de grãos.

A idéia tem a seu favor a redução da poluição causada pelo plástico, que hoje atinge os mais distantes rincões. Poeira de plástico desintegrado pelos raios solares é encontrada nos gelos continentais e nos gelos marítmos. Cada quilo de plástico usado na pavimentação iria contribuir a reduzir a poluição. E um mundo menos poluído é um mundo mais resiliente ao Aquecimento Global.

A idéia inovadora deve ser testada na prática. Tem a seu favor empregar o mesmo maquinário usado na pavimentação asfáltica; os mesmos insumos afora o betume substituído; e o mesmo processo. É um ovo de colombo.

Esta idéia inovadora merece um largo e profundo programa de pesquisa. Na natureza cessa a profunda semelhança entre o inovador asfalto plástico e o convencional asfalto betuminoso.

Temos que saber o que acontece com o poder poluidor do asfálto plástico, comparado ao asfálto betuminoso. O plástico, desgastado pela passagem de pneus e pelo sol libera partículas que voarão longe, como as particulas de asfalto betuminoso. Mas seriam elas menores?; voarão em média mais longe?; como afetarão o albedo das superfícies geladas, quando comparado com a poeira dos aslfalto betuminoso?; e nossos pulmões?; estaremos mais expostos ou menos expostos aos canceres derivados da poluição aérea?. Precisamos usar os dois para ver como se comportam comparativamente na prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário