quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Como evitar incêndios incontroláveis: A Adaptação ao Aquecimento Global indica vantagem a se adotar a prática indígena das queimadas controladas



O conhecimento de tecnologia que proporciona o domínio, a pólvora, deu aos europeus e seus descendentes, no continente americano, o poder de invadir e se apossar das terras indígenas. Mas, conhecimento não é sabedoria. Não deu aos europeus sabedoria para conviver com o conhecimento indígena.

Nas terras do império Inca destruíram até às ultimas sementes o algodão que podia ser cultivado nas baixas temperaturas de serra, a 3.000 metros de altitude. Até hoje este conhecimento não foi recuperado pela Humanidade. O algodão continua uma cultura exclusiva dos climas quentes.

No Brasil, fizeram pouco da prescrição de coletar bambu nos tempos de lua nova. Que diferença pode fazer a fase da lua? Só na cabeça de índios supersticiosos! Só recentemente descobriram que na lua cheia há mais fluidos no bambu e, assim mais alimento para os seres que podem reduzir a sua vida útil.

Nos Estados Unidos proibiram a prática da queimada preventiva milenar dos indígenas. Foi criminalizada. Agora a Califórnia está sujeita a incêndios monumentais, proporcionados por dois fatores que se somam: o favorecimento aos incêndios monumentais, resultante da falta das queimadas preventivas, e a mudança climática produzida pelo Aquecimento Global, com agudização das secas.

É tempo de voltar atrás e reconhecer a superioridade da prática indígena de convivência com a natureza, no que tange ao fogo para evitar o fogo. A Adaptação ao Aquecimento Global indica vantagem a se adotar a prática indígena das queimadas controladas. A Califórnia está na hora de aproveitar as condições favoráveis ao controle de queimadas para fazê-las de forma sistemática, evitando que a natureza as faça de forma não controlada. O mesmo se aplica à Austrália, onde os colonizadores desprezaram o conhecimento dos nativos. Afinal, já que o fogo é inevitável, é melhor que ocorra nas condições mais favoráveis para a ecologia e para a economia. Simplesmente assim, embora possa vir a justificativa vestida de fervores religiosos.



CAGLE, Susie. 'Fire is medicine': the tribes burning California forests to save them. Em: The Guardian, 21, nov., 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/us-news/2019/nov/21/wildfire-prescribed-burns-california-native-americans. Acesso em 21, nov. 2019.

 How Australia's Indigenous people can help the country fight fire. Em: Al Jazeera, 15 jan., 2020. Disponível em: https://www.aljazeera.com/news/2020/01/australia-learn-fire-control-aboriginals-200115235629756.html?utm_source=scroll7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário