segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Educação Populacional e Inovação para Adaptação ao Aquecimento Global

Um antiga inovação teve um papel fundamental no desenvolvimento humano: a escrita.

Não há nehuma inovação que tenha sido tão importante. Mas, ainda não está totalmente difundida. Uma significativa parcela da humanidade não domina esta tecnologia.

O domínio da escrita é privilégio dos alfabetizados. Foi uma condição importante para êxito num processo de industrialização que houvesse suficiente fração da população de um país alfabetizada. Se a fração dos analfabetos for pequena o processo de industrialização podia ter vez com compleno sucesso, como fenomeno de crescimento. Mas desenvolvimento requer que os ganhos sejam razoavelmente distribuídos. E certamente os não alfabetizados ficam prejudicados para auferir os ganhos de um prcesso de industrialização.

Com a revolução da microeletrônica a simples alfabetização deixou de ser suficiente para a participação eficiente dos trabalhadores nas atividades produtivas industriais e de serviços. O domínio de tecnologias de informática e comunicação requer, para uso proficiente, o ciclo médio bem feito, como padrão de educação.

A produção agrícola foi pensada como não tendo restrições por falta de bem nível de educação populacional. Na verdade é um puro engano. Os custos provenientes de déficit educaional se espraiam em erros e dificuladade de absorção de novas tecnologias, que reduzem a eficiencia do trabalho também na agricultura. Uma boa eficiência no trabalho rural, onde não pode haver a mesma detalhada especialização em cada processo produtivo como na indústria, requer um nível educacional médio não inferior ao industrial.

A Adaptação às Mudanças Climáticas requer que novas tecnologias estejam sendo assimiladas com maestria nas atividades do campo, as mais sensíveis a estas mudanças. Com a necessidade de fazer frente a mudanças dos processos de produção o campo se despede do ensino pela tradição oral.

A educação populacional de bom nível no meio rural, capaz de proporcionar proficiência na assimilação  de novos processos produtivos, de novas tecnologias de organização social, e de novas tecnologias para fazer frente às Mudanças Climáticas, termina por funcionar, por si, como uma inovação. Assim foi defendido como resultado de pesquisa sobre o avanço de medidas de adaptação ao aquecimento global pelas prefeituras na região equatorial do Brasil, realizada na Fudação Joaquim Nabuco.

[A criação de Secretaria de Meio Ambiente em secretaria municipal em município que não tem uma secretaria especialmente dedicada ao Meio Ambiente é outra inovação não dirigida a mercado]


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