sábado, 20 de dezembro de 2014

O rio Los Angeles clama por Adaptação

A Adaptação ao Aquecimento Global/Mudanças Climáticas traz exigências das mais diversas naturezas nos mais diversos locais.
O clima está esquentando. A atmosfera vai sendo capaz de conter mais umidade. Isso aumenta a probabilidade de tempestades mais intensas. E aumenta a intensidade das tempestades. Precipitações mais intensas devem ser esperadas. Assim dizem os climatologistas do International Panel on Climate Change - IPCC. Assim mostra a norte americana National Oceanic and Atmospheric Administration - NOOA ter acontecido em 2014.

Aumenta a probabilidade de maiores fluxos em canais de controle de inundações. Um exemplo é dado pelo Rio Los Angeles. Na maior cheia até então registrada, em 1938, o rio apresentou um fluxo de referência de 2000 metros cúbicos por segundo. O canal de controle de enchente foi construido para dar bom resultado com um fluxo 80% maior. Conteria, quando foi construído, uma descarga de 3600 metros cúbicos por segundo. Mas a precipitação de 1938 hoje já esgotaria a capacidade do canal, devido à urbanização que sucedeu a sua construção.

O problema é que é racional se esperar, dado ao Aquecimento, ou, se quiser, dado às Mudanças Climáticas, que haja um fluxo maior do que o da precipitação de 1938. Espera-se que tal tempestade não aconteça antes que seja pensada e implementada a solução. Afinal, é tempo de Adaptação ao Aquecimento Global. A população de Los Angeles agradece antecipadamente a adoção de solução ao problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário