sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Informação e Divulgação como Medida Local de Adaptação




As prefeituras e os órgãos de governos locais devem estar conscientes da existência do fenômeno Aquecimento Global e de que efeitos traz para as suas áreas geográficas de responsabilidade. Equivale a dizer que as pessoas que nelas trabalham, as que para elas trabalham, e todos os habitantes do município devem ter conhecimento dos efeitos do Aquecimento Global referentes às suas áreas de atividade e de interesse. É o primeiro passo para que os órgãos locais possam agir nos interesses dos munícipies.

Devem estar conscientes dos efeitos benéficos locais ocasionados por gastos com medidas locais de Adaptação (por exemplo, redução do risco de danos causados por chuvas torrenciais, suas enchentes e deslizamentos­). A cada dólar que custa ao governo local uma medida de Adaptação ela deve dar um retorno total superior ao dólar gasto. Devem os habitantes saber que os custos das medidas de Mitigação adotadas localmente produzem significativos para toda a humanidade, mas literalmente nulos a nivel local. Cada dólar que custa ao governo local uma medida de Mitigação deve dar como retorno total mais de um dólar. Este retorno vai para a toda a humanidade. É imperceptível, todavia, o retorno auferido no município por este dólar gasto. Mas a contribuição à humanidade é bom motivo para adoção de medidas de Mitigação. E, o município, por seu turno, será beneficiado pela soma dos dólares gastos por todas as medidas de Mitigação adotadas em todo o mundo. É esta soma que terá efeito benéfico, preservando a habitabilidade da Terra (sem o que não haverá governos municipais, nem munícipies).

É errônea a visão do público em geral e de muitos técnicos de outras áreas do conhecimento, mesmo nos países mais desenvolvidos, ao tratar as medidas de Mitigação como de efeito local, confundindo-as com as Medidas de Adaptação. É importante que haja a clara percepção das medidas adotadas, dos custos, muitas vezes pouco claros, dos benefícios e de que os os aufere. Para isto, recomenda-se o estabelecimento de um programa de divulgação nas administrações municipais, em todos os seus níveis, para a compreensão do Aquecimento Global, das ações de Mitigação, das ações de Adaptação e das que são conjuntamente de Adaptação e Mitigação, bem como dos níveis de prioridade que lhes devem ser atribuídos e de como os benefícios são distribuídos.

As ações de Adaptação devem, em princípio produzir um retorno maior do que o custo. O custo melhor a ser considerado é o da inação. Note-se que as ações de Adaptação são de âmbito local, assim como o são os custos e os retornos. Cabe, então, a máxima atenção das autoridades locais para com a questão da Adaptação,  sendo as questões de Mitigação próprias aos governos nacionais e a instituições internacionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário