sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Educação Ambiental e Adaptação



  Muitas instituições locais, onde se destacam as prefeituras e seus departamentos e órgãos, de administração direta e indireta, estão investindo em Educação Ambiental. Enfatizam a gestão interna dos recursos naturais, bem como promovem eventos locais para orientação e conscientização da população em geral sobre questões e problemas ambientais vividos no município, incorporando discussões sobre desenvolvimento sustentável.

 É hora de observar a necessidade de mudanças na direção do melhor conviver local com os novos climas e seus efeitos. A sustentabilidade que a Educação Ambiental tem como um objetivo, deve incluir necessariamente a Adaptação às Mudanças Climáticas, pois a não adaptação é a maior ameaça à sustentabilidade. Pense se as cidades americanas que já são alvo de "sunny-day flooding" não tomarem nenhuma providência para permanecerem confortavelmente habitáveis por décadas e décadas adiante. Pense em cidades autralianas já atingidas por efeitos das Mudanças Climáticas e que se prevê mais motivos para verem obstáculos à saudabilidade se trasnformarem em obstáculos à sustentabilidade. Pense na relação das autoridades locais com o fato que adaptation measures for future climate changes should consider the possibility of increased aridity and widespread drought in coming decades com impactos sobre a produção agropecuária nos municípios, sobre a vida nas cidades, etc.

   Daí a necessidade de, para a maioria dos governos municipais, assim como para os estaduais e governos nacionais, incluir com destaque o tema da Adaptação às Mudanças Climáticas nas ações de Educação Ambiental. Esta medida não é suficiente como esforço para Adaptação às Mudanças Climáticas, mas é necessária a uma pauta de ações de compromisso com o futuro. 

  A construção da consciência para a necessidade de medidas de adaptação ao Aquecimento Global tem diferentes dimensões de aplicação atinentes aos diversos setores da administração pública municipal e a educação ambiental é uma das medidas de fundamental importância ao processo de adaptação.

Recomenda-se que a Educação Ambiental, incluindo o tema Adaptação ao Aquecimento Global, seja continuada e reforçada, onde já ocorre e que seja iniciada nos municípios onde ainda não ocorre.

A inclusão explícita da necessidade de Adaptação ao Aquecimento Global na ações de Educação Ambiental e a grande importância que deve ser conferida a este tema nos governos municipais é uma das conclusões expostas em 7 Medidas de Adaptação Local ao Aquecimento Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário