sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Planos Diretores Urbanos devem contemplar a Adaptação ao Aquecimento Global


A adequada elaboração de planos diretores para o desenvolvimento urbano e a sua correta implementação são ambas da alçada do poder público municipal. Podem e devem conter a ótica da Adequação ao Aquecimento Global para agirem de forma eficaz e eficiente no sentido da redução dos impactos negativos e, quando for o caso, ampliação dos efeitos positivos. Seria um procedimento falho, o elaborar um cuidadosamente contruido plano diretor urbano, um plano excelente para o clima atual e, posteriormente, limitar a Adaptação ao que tenha sido deixado possível pelo plano que não a tenha levado em consideração.

A lista de efeitos urbanos negativos que recaem sobre cada cidade é função de sua localização geográfica. Vão dos sunny days flods, em cidades costeiras, das flush flods, que podem se tornar mortiferas conforme a configuração topográfica de uma cidade, dos deslizamentos de terra como resultado de chuvas torrenciais, do agravamento de condições de agressão ambiental aos sítios históricos, às perturbadoras ondas de calor que, quando fortes e duradouras podem infernizar de forma desmedida a vida nas cidades.

Maximizar adequadamente a área verde é uma medida importante a ser contemplada. Viabilizar que os deslocamentos a pé, principalmente nas horas de maior insolação, possam contar com a sombra das copas de árvores e arbustos é desejável. Garantir padrões de construção que reduzam pouco as correntes de ar no ambiente urbano, quando estas sejam convenientes para a saudabilidade, é outra medida importante do ponto de vista da Adaptação ao Aquecimento Global. Deixar as áreas alagáveis livres de equipamentos urbanos dispendiosos é esperado. Como também é que baixios que potencialmente conversíveis em armadilhas mortais em enchentes repentinas sejam dotados de caminhos de escape para os que sejam pegados de surpresa por uma rápida enchente.

O maior número de dias com temperatura confortável para uso dos ambientes externos pela maoiria da população é um benefício trazido pelas latitudes mais acercadas da linha equatorial do que das regiões temperadas. Pedem espaços ao ar livre para saudáveis horas de lazer, com grande parte ensombrada por árvores e arbustos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário