sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Aquecimento Global: Condições Gerais de Adoção de Soluções Locais





Em pesquisas que visam gerar soluções de Adaptação ao Aquecimento Global (exemplo: propriedades requeridas de novos cultivares e de novas variedades animais, novas formas de organizar usuários, formas a serem adotadas para expansão da captação de águas pluviais), devem, preferencialmente, ser efetivamente ouvidos os usuários. Ações de formulação de soluções que têm seus cursos inteiramente dentro de um ambiente e são destinadas a aplicação em outro ambiente têm menor probabilidade de adoção do que as ações de formulação de soluções onde este processo tem a participação do ambiente dos futuros usuários.

O estudo de uma solução de Adaptação tem maior chance de ter êxito no sentido de gerar uma solução efetivamente aplicada:
- se o público-alvo da solução reconhece o problema como relevante e almeja uma solução para ele;
- se os usuários vêm a solução como tendo compromisso com ela;
- se os usuários a vêm como tendo a participação na sua escolha e acompanhamento de seu desenvolvimento.

Os saberes locais, os aspectos culturais e a diversidade tecnológica já existente nas localidades, devem ser considerados de acordo com o público-alvo e com as peculiaridades das regiões em que se inserem. A pesquisa de prospecto de mais difundida adoção, para muitos casos, será aquela que tenha utilização imediata de resultados nos municípios. No que diz respeito às ações de adaptação, estas não serão feitas enquanto não forem vistas como viáveis economicamente e atrativas aos que vivem da agricultura e pecuária.

Nota 1: Foi dado destaque a efetivamente porque muitas vezes agentes são chamados para ouvir uma exposição e se ouve deles pergentas, sem que seja dado a eles opinar. E como foram ouvidas perguntas, é dito que os agentes foram "ouvidos". Não foram ouvidos no sentido da participação construtiva. Ou seja, no sentido aqui exposto não foram efetivamente ouvidos.

Nota 2: Esta medida resulta da pesquisa "Medidas de Adaptação Local ao Aquecimento Global", realizada por pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, feita junto às prefeituras municipais das duas regiões equatoriais do Brasil, as regiões Norte e Nordeste.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário