sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Os pássaros estão sumindo

  O Aquecimento Global já trouxe  desequilíbrios ecológicos. Em todos os continentes vantagens aos predadores estão trazendo diminuição da população de pássaros. No Ártico, que sofre mais intenso aumento de temperatura, se anuncia anuncia o fim dos pássaros migratórios, que passaram a ter seus ninhos mais intensamente predados.

É bom lembrar que os insetos fazem parte do cardápio de pássaros. Os predadores dos pássaros, entretanto, não comem insetos.E os insetos são, em geral, beneficiados pelo aumento da temperatura da superfície da Terra. Ficamos, os Homens, em desvantagem dupla. O aumento da temperatura é diretamente desfavorável ao Homem e é diretamente favorável aos insetos. Que ainda são beneficiados pela redução dos passáros que lhe são predadores.

Várias posturas podem ser adotadas:

1. É uma mudança da natureza, pode ser um pensamento. Nada devemos fazer, a não ser acompanhá-la. Estudar a mudança.

2. Pode-se adicionar que é uma mudança induzida pela ação humana, na medida em que o Aquecimento Global tem causa principal antrópica. Mesmo assim, um pensamento que surge é o de que nada há a fazer, não ser acompanhar o evento desaparecimento de espécies para contabilização, pelo menos.

3. Outro pensamento pode surgir. A Adaptação, para preservar espécies ameaçadas indiretamente pela ação humana, poderia ter uma ação compensatória em favor desses pássaros. Seria restabelecer o equilíbrio entre predadores e predados interferindo na natureza a favor dos predados. Isto seria possível mantendo em nível adequado a população de predadores. Seria o Homem, compensando por meio de uma ação direta - o controle da propulação de predadores - o efeito negativo para a preservação de espécies decorrente  decorrente indiretamente de ações humanas.

  Evitar deseqilíbrios ecológicos por meio de interferência de ação humana pode, quem sabe, vir se tornar a ser até um importante eixo de Adaptação ao Aquecimento Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário