quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Residência em florestas: Cuidando das cercanias como Adaptação ao Aquecimento Global



As habitações em meio a florestas tropicais têm em volta, em geral, uma clareira. Ou seja, uma área sem vegetação em volta da casa. A construção, desta forma, fica exposta à insolação. Seria melhor, do ponto de vista térmico, que estivesse ensombrada. Mas a clareira tem uma função importante. Ela desestimula a procura da construção por animais selvagens, especialmente ofídios.  Os índios já faziam isto com suas ocas, comprovando o benefício custo do estabelecimento de clareiras.

Cachorros e gansos que circulam na clareira de casas dos descedentes dos invasores europeus que habitam florestas tornam a clareira uma barreira ainda mais eficiente. O custo proveniente do aumento de temperatura pelo não ensombramento pode ser reduzido se a coberta da casa for refletora, reduzindo a absorção da energia solar incidente. Neste caso, quando se trata de reduzir as chances de ter o imóvel incenciado, se colocar matéria prima de combustão sobre a coberta de uma casa não parece uma atitude sábia.

O site da BBC traz uma sugestão de como organizar a vegetação nas cercanias das construções inseridas em florestas, de modo a reduzir as chances de serem engolidas por incêndios florestais. Como incêndios florestais estão se tornando mais frequentes e mais destrutivos, ao passo em que se agrava o Aquecimento Global, é interessante ler o que a BBC expôs sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário