quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Carros, Carrões, Mitigação, Adaptação

Reduzir o consumo energético de uma frota de veículos é, sem dúvida, uma medida de mitigação, pois vai reduzir a emissão de dióxido de carbono.

É certo, sim, para os veiculos movidos a combustíveis fósseis.

É certo, sim, para os veículos elétricos cujas baterias sejam recarregadas com energia elétrica obtida com o uso de combustíveis fósseis (eles apenas deixam de poluir as cidades por onde se movem).

Pois, para os veículos movidos direta ou indiretamente por combustíveis fósseis (os elétricos, do parágrafo acima), esta medida direta de mitigação é também uma medida indireta de Adptação às Mudanças Climáticas/Aquecimento Global.

É uma medida indireta de Adaptação quando a redução de consumo energético for obtida conjuntamente com uma redução do custo total de implantação e operação da frota. Porque redução de custo significa recursos adicionais disponíveis para o enfrentamento de adversidades econômicas. E o aumento da ocorrência de eventos extremos que está ocorrendo e é prometido com mais frequência com o aprofundamento das Mudanças Climáticas/Aquecimento Global, traz como resultado indireto um aumento dos custos para a sociedade manter um determinado padrão de vida (nas condições de tudo o mais igual, é claro).  Recursos adicionais disponíveis são, então, necesários para manter o padrão de vida de uma sociedade face às Mudanças Climáticas/Aquecimento Global. Recursos adicionais disponíveis significa um aumento de resiliência da sociedade. São, portanto, uma medida de Adaptação.

Veja bem, todavia, para os veículos, quando movidos a álcool, não há, como aproximação, emissão líquida de dióxido de carbono, pois o volume emitido é usado pela biomassa para reproduzir o combustível usado.

Neste caso, para os veículos movidos a álcool, a redução do consumo energético não é uma medida de mitigação. Eles simplesmente já têm emissão nula. A redução de consumo energético, neste caso, é pura medida de Adaptação.

Os consumo dos veículos, de carros a carrões, é analisado, no Brasil, pelo INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA, o qual torna pública o resultado das provas que, de forma padronizada, mede o consumo, construindo a


Nela se encontram 
- Emissões no Escapamento;
- Quilometragem por Litro; e
- Consumo Energético

Acessando a tabela o leitor pode ter uma boa ideia de como está contribuindo para mitigação, se estiver usando um modelo de baixa emissão. 

A aquisição de um veículo, pode ser antecipada por uma olhada nesta tabela. Ajuda decisões racionais, quanto a custo, e racionais, quanto a, como cidadão do mundo, que cada decisor é, uma minimização da emissão que o uso do veículo vai proporcionar.

Faça bom uso!


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