sábado, 19 de dezembro de 2015

Aquecimento Global: previsões sombrias para os mais castigados


Uma visão razoavelmente detalhada dos efeitos das mudanças climáticas em curso e, a partir delas, uma especulação sobre o futuro do clima,  surge da apreciação do coletivo de respostas dos dois terços de pesquisadores agropecuários do Norte/Nordeste brasileiro que preveem mudanças climátias desfavoráveis à exploração econômica das regiões, bem como aos seus biomas.
As respostas sobre o futuro do clima, em termos de perguna aberta, receberam componentes que se referem à temperatura e seus efeitos, bem como à mudanças na precipitação na forma de chuva e seus efeitos, assim como mudanças no clima, de forma mais geral. Ora tratam do Norte/Nordeste, conforme foi feita a pergunta, ora se referem especificamente a uma das duas regiões. 
A análise que segue manteve a orientação das respostas e assim foi registrada na compilação que prossegue. Como pergunta aberta cada respondente abordou conforme se sentiu confortável em fazê-lo. Algumas respostas foram longas, outras, concisas. Algumas trataram o assunto procurando cobrir seus diversos ângulos. Outras debruçaram-se sobre poucos aspectos específicos. Interessa saber que o conjunto forneceu um mapa bastante completo sobre o que constatam os pesquisadores agropecuários do N/NE, sobre o que pode presentemente ser observado nestas regiões e o que pensam sobre o futuro delas no que respeita ao clima.
Uma primeira observação, de ordem geral, é que as mudanças já em curso permitem, com base na expectativa de continuidade da ação das fontes que as provocaram, bem representada pela inserida abaixo, prever que:
No N/NE deve ser observado com maior frequência a ocorrência de eventos extremos
e a maior frequência de eventos extremos, compromete a recuperação dos ecossistemas e a produção agropecuária nas referidas regiões, tendo sido escolhida a resposta abaixo, que bem representa as demais:
Vão ocorrer mais surpresas em relação ao clima, exigindo maiores condições de resposta da sociedade em resolver os problemas causados por mudanças climáticas,principalmente face ao
Aumento dos eventos desfavoráveis às atividades agropecuárias praticadas atualmente na região e o resultante aumento do número e de extensão de áreas desmatadas e degradadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário