quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Previsões do Clima para o N/NE do Brasil



O pedido para colocar na resposta ao questionário um sumário das previsões do pesquisador respondente sobre os novos climas para o N/NE foi uma questão aberta, para que a resposta capturasse uma informação mais rica do que se a pergunta tivesse alternativas de respostas. Recebeu respostas que permitem, por si, uma análise das posições dos pesquisadores agropecuários do N/NE brasileiros quanto ao processo de mudança climática em curso e seus efeitos. São prognósticos, no caso dos respondentes, pertencentes a esta maioria, valorizados por serem em geral, extensões para o futuro apoiadas em observações de mudanças anotadas como já em curso.
As posições dos respondentes não tem nada de unânime. Uma minoria, de um terço, composta pelos os que negam haver mudanças climáticas, juntados aos que não responderam e ainda aos que entendem serem elas de origem basicamente de forças da natureza, cíclicas e reversíveis, no seu próprio tempo, traz respostas tais como:


observa-se uma mudança bastante acentuada no clima da região em um espaço de tempo muito curto e que denota a mudança climática existente. Minha expectativa é que se trate de mais um ciclo e que logo mais a situação modifique para melhor;
estamos (cremos) na fase terminal de um ciclo quente e que o próximo será um clima de temperaturas mais amenas;
a terra sempre passou por alterações cíclicas do clima. É nisso que acredito, e não que o aquecimento atual seja decorrência da ação irresponsável do homem;
em épocas anteriores há relatos de que a temperatura era superior a atual,quando não havia indústrias e a população era ínfima. O Clima está em constante mudança.

A maioria dos pesquisadores do N/NE brasileiros, de cerca de dois terços, entretanto, têm outro ponto de vista, outros prognósticos. Os 176 questionários respondidos, contêm, para o N/NE:
previsões de tempos árduos à frente
66,9%

negativa de mudanças climáticas+
mudanças naturais, cíclicas e reversíveis+ não responderam
  


 33,1%

total

100,0%

De certa forma dois terços, portanto, têm opinião colimada com a do grupo climatologista de maior vulto no país, o grupo do INPE, que elaborou modelos climáticos preditivos para o Brasil, alinhados com os produzidos, a nível mundial, pelo laboratório inglês Centro Hardley de Mudanças Climáticas e outros grandes centros de pesquisa climática.



Dados sobre a pesquisa que gerou a informação acima são encontrados na postagem de 27 de novembro de 2015:

Seria fictício o Aquecimento Global?

Nenhum comentário:

Postar um comentário