sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O Aquecimento Global é controlável?

Há a crença de que 2 graus centígrados a mais do que a temperatura pré revolução industrial seria limite para a controlabilidade do Aquecimento Global e seus efeitos. ao que se saiba não houve até agora uma demonstração científica deste limite. Mas é repetido por praticamente todos os que trabalham com o Aquecimento Global. Virou uma mantra. Os autores deste blog se declaram crentes. Não estão dispostos a serem contra a mantra.

Mas o que pensam os pesquisadores agropecuários do N/NE? A importância de se conhecer a posição destes pesquisadores é grande, pois de suas posições sai o encaminhamento de uma política de pesquisa agropecuária esta era de Adaptação. 
Eles não são unânimes em acreditar que os esforços de Mitigação, que têm efeito redutor sobre o Aquecimento Global, venham a poder controlá-lo. Uma grande maioria, tem uma posição otimista, acredita que sim. Dos que acreditam no efeito das ações humanas sobre o Aquecimento Global:
já o veem com incontrolável
5%
o veem como controlável
95%
total
100%

Para os que veem o Aquecimento Global como controlável fazem sentido os esforços de Adaptação. Mesmo para os que veem o aquecimento global como já incontrolável, não quer dizer que as ações de Adaptação sejam inócuas. Cabe desenvolvê-las para, por um lado, viabilizar a vida econômica nas regiões mais duramente atingidas com seca e temperaturas altas, enquanto possível; por outro lado para gerar e consolidar conhecimento produtivo que será útil nas regiões que passarão a ter os climas que atualmente predominam nas regiões que vierem a ser inviabilizadas.
Na próxima postagem: 

Prioridade para o Brasil: Adaptação ou Mitigação?



Nenhum comentário:

Postar um comentário