terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Mititgação e Adaptação são realmente excludentes?


Adaptação e Mitigação são vistos, em geral, na literatura, como alternativas excludentes. Assim, como alternativas, são tratados mesmo em documentos oficiais de análise de instituições científicas especializadas. Os jornais e revistas, bem como a mídia audiovisual também dão implicitamente a ideia da alternativa excludente. Os documentos científicos e técnicos igualmente induzem a que assim sejam considerados Adaptação e Mitigação. Mas, de fato, em geral, toda ação de Mitigação tem um efeito, positivo ou negativo, de Adaptação. Igualmente, toda ação de Adaptação tem, em geral, um efeito, negativo, ou positivo, de Mitigação..
Jogue-se pó na forma de nanopartículas na atmosfera, reduzindo a insolação e a temperatura ao nível do solo. É uma medida de Mitigação. Mas as culturas que dependem de insolação a terão menor. E haverá queda de produtividade. Para estas áreas, onde os cultivos reduzem a produtividade, a medida de Mitigação tornou-se uma medida de Adaptação negativa.
Suponha que se tenha desenvolvido um cultivar de arroz que dispense qualquer fase de imersão em água e, assim, em seu ciclo produtivo, envolvendo a degradação da matéria orgânica que resta após a extração do arroz, produza menos gás metano e, simultaneamente, tenha maior resistência ao stress hídrico. Trata-se de uma situação em que a Mitigação vem acompanhada de efeito positivo de Adaptação.
Instalem-se equipamentos que reduzam o calor em ambientes em que galinhas estejam sendo criadas. Se a A adaptação, permitindo a manutenção da temperatura dentro do domínio térmico favorável à criação for conseguida por meio do consumo de energia elétrica de origem fóssil, resulta em efeito negativo de Mitigação.
Plantem-se árvores produzindo sombra contínua sobre as calçadas, concedendo aos transeuntes uma compensação a uma insolação mais agressiva. É uma medida de Adaptação. Mas a absorção de dióxido de carbono por parte das árvores é uma medida conjunta, positiva, de Mitigação.
A maioria dos respondentes não se deixa levar pela forma acrítica de ouvir as vozes que induzem a Adaptação e a Mitigação como medidas alternativas excludentes. Há autonomamente uma orientação correta ao considerar Adaptação e Mitigação como ações de efeito conjunto, ou seja, não excludentes. Os pesquisadores que responderam ao questionário têm a visão de que Adaptação e Mitigação
são de efeto conjunto
75,4%
são excludentes
15,4%
não opinaram
9,2%
total
100,0%



A expressiva maioria de três em cada quatro respondentes veem corretamente, portanto, as medidas como tendo ação conjunta. Ou seja, uma medida de Adaptação (Mitigação) operando, em geral, simultaneamente, como uma medida, positiva, ou negativa, de Mitigação (Adaptação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário