sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

No N/NE do Brasil há pesquisa sobre Adaptação em 78% das 40 instituições de pesquisa agropecuária

Adaptações ao clima já ocorrem ao longo do trabalho de Convivência com a Seca, sendo, apesar dos esforços das instituições de pesquisa agropecuária, conhecimento distribuído de forma não sistemática entre os produtores rurais. Mas, o conhecimento gerado nas instituições de pesquisa deve prosseguir na ciclópica tarefa de superar os efeitos adversos das mudanças climáticas no N/NE. Todavia, juntado ao conhecimento disponível em instituições que prestam assistência técnica, pode não estar sendo disponível para os produtores rurais, ou para parte significativa da produção rural. Os 81,7% de pesquisadores que afirmam dever haver prioridade de Adaptação para o Produtor Rural, clamam, portanto, que haja pleno acesso à informação relativa à aplicação, por parte dos produtores. O acesso efetivamente útil, para os pequenos produtores e para os produtores familiares, ressalte-se, é traduzido por boa e abundante prática de extensão rural. Outras instâncias mais graúdas de produção agropecuária não requerem, para se porem a par da oferta de tecnologia disponível, a assistência rural com a mesma insistência e intensidade.
Quanto a haver pesquisa sobre Adaptação ao Aquecimento Global na instituição do respondente, seja ela marginal ou expressiva, em termos de números de projetos de pesquisa, seja em termos de valor investido nos projetos, foi respondido que: 
na instituição do respondente há pesquisa sobre Adaptação
77,7%
na instituição do respondente não há pesquisa sobre Adaptação/não informaram
22,3%
total
100,0%


Supondo que cada respondente veja sua instituição como representativa do conjunto das quatro dezenas de instituições que fazem pesquisa agropecuária no N/NE do Brasil, chega-se, pelos quantitativos expostos acima, a que 31 destas instituições teriam pesquisa em curso sobre Adaptação, seja marginal, seja expressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário