quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A Alemanha prepara-se para as Mudanças Climáticas



O governo alemão, embora situado o país em área em que a temperatura do solo tornar-se-á, como situação típica, mais favorável à agricultura (47 a 55 graus de latitude Norte), não deixa passar em branco a necessidade de Adaptação ao Aquecimento Global, de forma a reduzir o impacto negativo em várias áreas da atividade humana. 

O German FederalCabinet (2008) traz um documento que trata globalmente a questão específica da Adaptação. Foca as estratégias a serem formuladas. E expressando seu compromisso de ação coerentemente ao discurso, avança definindo alocação de recursos para as ações a serem delineadas e desenvolvidas. O objetivo de longo prazo é reduzir a vulnerabilidade da natureza e do sistema socioeconômico, assim como manter e aumentar a capacidade de adaptação aos inevitáveis efeitos da mudança climática. 

Coerentemente com o objetivo de longo prazo, o documento estabelece as bases para um processo de médio prazo no qual os estados federativos e os grupos sociais identifiquem progressivamente os riscos, as ações necessárias a serem determinadas, objetivos adequados a serem definidos, bem como quais medidas de adaptação devem ser desenvolvidas e implementadas.

O documento chama a atenção a que há:
- consequências derivadas de mudanças contínuas, tais como mudança nos ciclos de vegetação, nos ciclos da fauna, como antecipações na procriação de pássaros, mudanças de longo prazo na recarga de aquíferos e reduzida necessidade de aquecimento no inverno;
- consequências ditadas por ocorrências de eventos extremos mais frequentes e mais intensos, como pesadas chuvas e enchentes, tormentas, ondas de calor e estresse térmico, longos períodos de seca e incêndios florestais;
- consequências de maior variabilidade climática, por exemplo, são secas ocorrendo em rápida sucessão, extrapolando a capacidade dos produtores agropecuários e de exploração florestal de lidar com elas, fazendo da adaptação uma tarefa ainda mais complexa.

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina (Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa

Adaptação ao Aquecimento Global:

uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste


Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CGCT

Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br
Recife, 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário