segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Divergência entre interesses privados e social face a eventos extremos

A crise da água em São Paulo representa uma instância de situação a ser vista com frequência cada vez maior e em vários ângulos das atividades produtivas e sociais. É o se que se pode inferir da previsão de aumento de frequência de eventos climáticos extremos como resultado do processo de mudanças climáticas, segundo o IPCC, o INPE, brasileiro e os demais institutos de pesquisa e estudo de climas mais representativos no mundo, como a NASA.

A SABESP se vê, como empresa com ações no mercado, tendo de tomar decisões que envolvem preservar o valor das ações, conflitantes com decisões que melhor sirvam aos usuários de seu produto, que é água potável. A água é necessária segundo uma ordem de necessidade não atrelável diretamente à capacidade da renda converter a necessidade em demanda.

As Mudanças Climáticas, por se comporarem como bens públicos, positivos ou negativos, tendem a intensificar e amplificar as divergências entre interesse privado e interesse social. Reconhecer a divergência entre a gestão que melhor preserva o valor de mercado da COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DOESTADO DE SÃO PAULO – SABESP e a gestão que melhor serve ao interesse coletivo no caso de uma grave crise hídrica, em que bem servir à comunidade incorre em reduzir o valor de mercado da empresa é um primeiro passo para o desenho de soluções inovadoras. É uma importante instância de Inovação para Adaptação ao Aquecimento Global. Mesmo que se considere a atual grave crise hídrica de São Paulo como não advinda das Mudanças Climáticas, sabe-se que crises análogas serão trazidas por estas mudanças. Assim, uma inovação que solucione, mesmo que parcialmente, a divergência entre interesses privados e interesse social, no âmbito de crises análogas é uma Inovação para Adaptação ao Aquecimento Global.

Como contribuição à análise da questão de quanto já se levou pela divergência entre os interesses privados da SABESP e o interesse social tem-se um ponto de vista trazido em  "Crise de água em SP: A crônica de um fracasso".


Nenhum comentário:

Postar um comentário