terça-feira, 25 de novembro de 2014

Capins perenes



As gramíneas também oferecem contribuição ao aproveitamento do semi-árido. Aplica-se bem, sobre elas o fato que

existem espécies exóticas capazes de se adaptarem ao clima e ao solo da região semi - árida do Nordeste do Brasil como potenciais forrageiras economicamente viáveis (OLIVEIRA; SILVA; SOUZA, 1999)

As gramíneas não podem servir diretamente de alimento para o Homem, cujo aparelho digestivo não apresenta capacidade para as digerir. Mas podem ser alimento para animais, que por sua vez, podem satisfazer a necessidade humana de proteína animal, seja ela culturalmente construída, ou seja de ordem fisiológica, o que ocorre segundo parte dos estudiosos da alimentação humana.
Várias gramíneas, delas se destacando espécies exóticas adaptadas pelo esforço da pesquisa agronômica, se prestam para cultvo nas condições do semi-árido. Destacam-se entre elas variedades do capim buffel. Trata-se de uma gramínea exótica bem adaptada às condições do semi-árido brasileiro. Apresenta algumas variedades, entre elas a desenvolvida no CPASA, com capacidade de suporte de bovinos maior do que outras melhores gramíneas exóticas também adptadas. Considerando condições típicas do semi-árido proporciona, com baixo custo, com lotação bovina adequada, permite ganho superior a 150 kg por hectare por ano (OLIVEIRA; SILVA; SOUZA, 1999), exceção feita às condições de seca plurianual.

 Outras instâncias de convivência, veja em: Na região equatorial: Convivência com a Seca = Adaptação ao Aquecimento Global
De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa
Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário