sábado, 8 de novembro de 2014

Equador: a água como foco na Adaptação



Na América do Sul, pode-se ter uma ideia acerca do pensamento sobre Adaptação ao Aquecimento Global do vizinho sem fronteiras com o Brasil, que com ele comparte a floresta amazônica, o Equador. Localiza-se bem dentro da região equatorial, se estendendo de 1,27 grau de latitude Norte a 5 graus de latitude Sul. 

Em meio à grande diversidade de posições dos países face ao Aquecimento Global e seus efeitos, a água, fundamental à vida, recebe no Equador destaque num projeto-programa de adaptação às mudanças climáticas, de amplitude nacional, que por ora dedica-se a construir a cultura e capacitação para Adaptação ao Aquecimento Global. É o “PACC – Proyecto de Adaptación al Cambio Climático a través de uma Efectiva Governabilidad del Agua em Ecuador” (MINISTERIO, 2011). 

O Equador confere à Adaptação, por meio do PACC, uma ação que merece tratamento à parte da Mitigação, não “embrulhando” os dois assuntos num só pacote. Isto permite manter sob controle o esforço na direção da Adaptação, que atualmente não é impulsionado pelos países centrais em volume compatível com os discursos. Esses países, em termos relativos, considerando a exposição que fazem da questão climática, mesmo dedicando recursos plenamente insuficientes dirigidos à questão climática, os concentram na mitigação. Os países centrais sofrem menos efeitos negativos das mudanças climáticas e recebem relativamente mais efeitos positivos. A questão maior da Adaptação é, então, para eles, colher estes efeitos positivos, transformá-los em aumentos de renda.

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário