segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Japão e seu novo arroz Adaptado



A questão das ilhas, com sua maior vulnerabilidade aos efeitos das mudanças climáticas traz a oportunidade de se observar a posição do Japão. Juntando a menor margem para adaptação e sua maior vulnerabilidade, com um grande cuidado com o futuro, coerente com seu estado de cultura multimilenar, o Japão (situado entre 20 a 46 graus de latitude Norte) tem se empenhado em estudar sua adaptação aos novos climas que o Aquecimento Global vem trazendo. Ressalta-se um estudo sobre agricultura e floresta num clima com mais 3 graus centígrados (MINISTRY, 2007). Esta é uma situação climática sobre a qual há grande incerteza no que tange a quando terá efeito e que configuração climática estará então presente. Mas há uma quase completa certeza de que tal aumento de temperatura será atingido. Talvez um aumento de 3 graus centígrados venha a ocorrer quando os atuais jovens estejam vivos, mas, em sua maioria, já aposentados. O estudo japonês toma 2060 como um marco para a elevação destes 3 graus centígrados no país, um outro cenário prevendo a elevação de 3 graus centígrados em 2080 e 5 graus centígrados em 2100.
No primeiro cenário o estudo foca o cultivo de cereais, a produção de arroz, que diminui em parte do país e aumenta em outra, sendo apontada qual variedade de arroz ora existente que mais se adequa a este cenário climático. Para tal, note-se, desenvolvida que foi em 2005; a produção de soja deverá declinar, mas o declínio deverá ser minimizado pela adoção de tratos culturais adequados e do cultivo da variedade Iwainodaichi, desenvolvida e registrada em 2002 (SCIENCE, 2008), especialmente para este cenário; de frutas que façam parte da cesta de alimentação do Ocidente, o estudo destaca a maçã e uva, que também terão as produtividades agrícolas reduzidas em certas áreas do país e aumentadas em outras, apontando procedimentos de manejo a serem adotados para as uvas, bem como as variedades mais adequadas dentre as hoje existentes; de proteína animal, o estudo destaca a produção de galináceos, cuja produtividade declinará em todo o país, com declínio desigual entre regiões.
Estas previsões e ações previstas são coerentes com o fato que

In Japan, over the past 30 years, the number of days of heavy rain with a daily rainfall of 200 mm or more have increased to about 1.5 times that of the first 30 years of the 20th century (SCIENCE, 2008).

A Adaptação às Mudanças Climáticas, diversa que é entre as nações, no Japão, mesmo levando em conta o alto nível básico de educação populacional, deve levar em consideração que a população japonesa, mesmo sujeita a furacões, maremotos e terremotos, não está em geral preparada para os desastres que virão: “The people has not long been experienced disasters, and they lack knowledge or awareness of disasters. They are also generally unprepared for them” (SCIENCE, 2008). 

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário