terça-feira, 11 de novembro de 2014

França: transparência na Adaptação





A França, o segundo país em expressão econômica na União Européia, tem a Adaptação ao Aquecimento Global como tema tratado de forma específica, em documento à parte dos que relacionam o esforço para mitigação. Pela sua localização, está entre os ganhadores líquidos com o Aquecimento Glocal, estendendo-se de 41 a 51 graus de latitude Norte. Mas, para reduzir sua exposição aos efeitos negativos, expôs em 2011 seu plano de Adaptação ao Aquecimento Global. Está no documento: Plan national d'adaptation de la France aux effects du changement climatique 2011-2015 (REPUBLIQUE, 2011). Trata principalmente  :

Estudos de efeitos
     Estudos de vulnerabilidades
          Formulação de estratégias
.


O exercício da Adaptação pressupõe, ressalta o documento:
- antecipar e reduzir prejuízos, pela intervenção ex ante, como, por exemplo, na utilização de zonas de risco para fins produtivos ou de habitação;
- estabelecer meios e canais de rápida reabilitação após impactos decorrentes de mudanças climáticas, tais como a restauração de distribuição de energia ou, de uma forma mais ampla, o restabelecimento da plena capacidade operacional preexistente, após um evento extremo;
- contribuir à alteração de estilos de vida para reduzir os riscos, como a redução ou racionalização do uso da água para fins consuntivos.
A implantação das estratégias certamente vai ser objeto dos futuros planos. O mais importante a registrar é que a França deixou de lado o típico tratamento de formular planos para enfrentar “as mudanças climáticas”, o qual engloba mitigação e adaptação em um só documento. O que termina por conceder à mitigação um espaço privilegiado, onde se detalham os caminhos específicos que podem ser percorridos, baseados em dados objetivos, tomando a quase totalidade dos documentos e dedica-se à adaptação uma pequena sobra do espaço, onde o tratamento de ações a desenvolver nunca é apoiado em dados. Em meio à diversidade de posições adotadas pelos países, a França, destaca com firmeza seu esforço para Adaptação. Dá um exemplo a ser seguido. Tem, como nação, um plano específico de adaptação ao aquecimento global.

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa

Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário