quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Caprinos, próprios ao semiárido



Os caprinos são vistos por parte da população nordestina como os animais mais próprios para criação nas condições do semiárido: “A região semiárida nordestina tem vocação natural para o pastoreio e, em particular, para a exploração da ovinocaprinocultura” (PORTAL, 2013).
Os caprinos alimentam-se de partes aéreas de vegetação arbórea. Eeu manejo tem, então, restrições de acesso a áreas com vegetação em desenvolvimento para a sustentabilidade da criação. 

A exemplo de manual publicado pela Embrapa (SAGRILO et al., 2003), sistemas de produção para caprinos em ambiente de agricultura familiar têm literatura técnica disponível para o semiárido, nas áreas aplicáveis, ou seja, onde grassa vegetação própria para este tipo de ruminante. Estão sendo objeto de atenção por parte dos pesquisadores brasileiros. Basta ver que noventa e sete grupos de pesquisa, registrados no banco de dados "Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cnpq", contribuem para a expansão do conhecimento sobre os sistemas de produção referentes aos caprinos (CONSELHO, 2012).

 Outras instâncias de convivência, veja em:

Na região equatorial: Convivência com a Seca = Adaptação ao Aquecimento Global

De:
DIAS, Adriano; MEDEIROS, Carolina 
(Consultores:  MELO,  Lúcia; SUASSUNA, João; TÁVORA, Luciana; WANDERLEY, Múcio)
Convivência com a Seca e Adaptação - realidade e pesquisa
Relatório Parcial da Pesquisa  Adaptação ao Aquecimento Global:
uma visão sobre a pesquisa agropecuária no Norte/Nordeste
Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia - CECT/Fundação Joaquim Nabuco  www.fundaj.gov.br.    Recife, 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário